29º Rodeio de Irati resgatou espírito de grande festa tradicionalista

O Rodeio de Irati, em sua 29ª edição, transcorrido no último final de semana, dias 14, 15 e 16, chamou a atenção de visitantes de todo o Sul do Brasil e dos participantes locais, pela organização com que transcorreu. O público circulante nos três dias do evento, de acordo com diversas fontes, ficou próximo de 80 mil pessoas, resgatando a imagem da grande festa regionalista iratiense.

As áreas para camping estavam tomadas. Os espaços para comércio reuniram expositores dos mais diferentes produtos, e alguns estandes com estrutura comparável a lojas de grandes centros comerciais. Poucos incidentes foram registrados pelas equipes de segurança. A Guarda Municipal, apoiada pela Polícia Militar, considerou excelente a forma como a festa foi programada, com bastante antecedência, possibilitando prever situações e antecipar ações. Pelo porte do rodeio deste ano e de seu público, as intervenções e autuações foram mínimas, segundo integrantes do setor de segurança.

INVERNADA ARTÍSTICA

26 CTGs participaram das invernadas artísticas no Rodeio de Irati, englobando um contingente de aproximadamente 2.000 pessoas e 21 grupos de dança. Segundo responsáveis pela parte artística, há muito tempo não se via uma participação com esta expressão no município. Marcelo de Ávila Francos, coordenador, citou as categorias de conjunto vocal e conjunto instrumental que, após muitos anos, voltaram a ter competidores.

Francos também citou que municípios como Maringá, Cascavel e São Miguel do Iguaçu, que pela distância geralmente não participaram no passado, estavam presentes este ano.

A transmissão ao vivo pela internet, inédita do Rodeio de Irati, precisou ser ampliada na invernada artística durante o sábado (15), dado o volume de inscritos para a competição e realização do show gratuito com João Luiz Correa. Os três links pelo Youtube, para atender a demanda de conteúdo, em momento específico, passaram para cinco.

Englobando vídeos institucionais e propaganda na internet, e transmissões nas duas invernadas e show, foram 628.357 pessoas alcançadas. Através do recurso da transmissão via redes sociais, o Rodeio de Irati recebeu comentários de internautas de todo o Paraná, além de estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Rondônia, Pernambuco, Amazônia, e inclusive chegou a 12 países.

ITAIPU BINACIONAL
A Itaipu Binacional, uma das patrocinadoras do 29º Rodeio e presente nos três dias da festa, sorteou no final da tarde de domingo (16) o contemplado com uma estadia, com direito a acompanhante, de três diárias em Foz do Iguaçu. Durante a permanência, haverá visitas a pontos turísticos da cidade, como as Cataratas do Iguaçu e a própria usina hidrelétrica de Itaipu. Na urna, foram estimados cerca de 2.000 mil cupons, preenchidos pelas pessoas que adentraram ao Centro de Tradições Willy Laars nos dias do evento. O ganhador da promoção foi o iratiense Fábio Ivatiuk.

PRESTÍGIO POLÍTICO
Autoridades federais, estaduais e regionais prestigiaram tanto o rodeio como o aniversário de Irati, evidenciando o conceito político do prefeito Jorge Derbli. Durante o final de semana, estiveram em visita ao município, em diversos momentos da programação, e foram recepcionados pela administração municipal, o chefe da Casa Civil do Estado, Valdir Rossoni, o secretário de Infraestrutura e Logística, Pepe Richa e o secretário de Agricultura e Abastecimento, Norberto Anacleto Ortigara. Representando a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), veio para Irati o deputado estadual Alexandre Curi.

Da esfera federal, o município recebeu a visita dos deputados federais Leandre Dal Ponte, Evandro Roman, Aliel Machado e Sandro Alex. O deputado Evandro Roman, em pronunciamento a autoridades durante o rodeio, garantiu ao prefeito Derbli que irá trabalhar para viabilizar recursos que possibilitem a cobertura da pista de laço do CT e para outras melhorias no espaço.

Prefeitos da região também vieram a Irati para homenagear os 110 anos. Participaram dos festejos, a prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck, e os prefeitos: Junior Benato, de Inácio Martins, Rodrigo Solda, de Rio Azul, Bertoldo Rover, de Imbituva, Adelmo Klosowski, de Prudentópolis, Moacir Szinvelski, de Mallet, e Luiz Everaldo Zak, de Rebouças, além de vários vice-prefeitos e ex-prefeitos de toda a região.

Da mesma forma, quase todos os ex-prefeitos de Irati participaram pontualmente de eventos do calendário comemorativo transcorrido na última semana: Antonio Toti Colaço, Alfredo van der Neut, Felipe Lucas, Sergio Stoklos e Odilon Burgath. A Câmara de Irati teve representantes em todas as solenidades e eventos municipais.

APOIADORES
O absoluto sucesso do Rodeio de Irati 2017, só foi possível graças ao apoio de diversas empresas, instituições, órgãos governamentais e colaboradores:

Caminhos do Paraná, Construtora Cathio Ltda, Criart Digital, Distribuidora de Carnes Porboi Eireli, Embutidos Villare e Boscardin & Cia (Pedreiras Boscardin), Erva Mate Cor e Sabor, Frigorifico Thoms, Grandero Consultoria Imobiliária e Arga Empreendimentos, Plano de Saúde São Camilo e Plano Odontológico Dental UNI, Sanepar e Governo do Estado do Paraná e Sevem Motors e Mitsubishi Motors.

Todo o material gráfico do aniversário de Irati, bem como para logística e divulgação dos vários eventos da programação, receberam apoio da Caixa Econômica Federal, Governo Federal e Itaipu Binacional.​
FOTOGRAFIAS




Texto e fotos:
Assessoria de Comunicação - Prefeitura Municipal de Irati