Quatro escolas estaduais amanheceram ocupadas em Irati



Uma liminar concedida pela juíza da Comarca de Irati, Mitzy de Lima Santos, garante a possibilidade da ocupação aos estudantes. A decisão da juíza ainda determina que a direção da escola disponibilize a utilização das salas de aula e dos banheiros pelos estudantes. Uma entrevista coletiva deve ser concedida em breve sobre o assunto.

Mais de 465 escolas já foram ocupadas no Paraná. Em Irati, quatro, da Rede Estadual de Ensino amanheceram ocupadas por estudantes nesta segunda-feira, 17, em Irati. Os estudantes protestam contra a Medida Provisória 746, que determina uma reforma no Ensino Médio em todo o país, e contra a PEC 241, que limita os gastos públicos nos próximos 20 anos. Esta medida afeta principalmente os setores da saúde e da educação.

Em Irati, as ocupações tiveram início no fim da noite de domingo, quando estudantes adentraram no pátio do Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira, por volta de meia-noite. Os estudantes bloquearam os portões do colégio com faixas e cartazes com frases de protesto. Segundo informações repassadas por professores, os alunos passaram a noite sem energia elétrica e sem a possibilidade de utilização dos sanitários do colégio. Advogados orientaram os organizadores a não se pronunciarem sobre a ocupação. Acompanhe na Rádio Najuá