Pedagogia do campus Irati recebe quatro estrelas no Guia do Estudante


Nos próximos dias começa a circular em todo o Brasil o Guia do Estudante 2016, da Editora Abril.

 Nesta edição, a Unicentro terá trinta curso estrelados, sendo dez com quatro estrelas (muito bons) e vinte com três estrelas (bons). O curso de Pedagogia do campus Irati é mais um que conseguiu manter a classificação quatro estrelas segundo o Guia do Estudante.

Para a chefe do Departamento, professora Nelsi Pabis, este reconhecimento é fruto de um trabalho realizado em equipe, do comprometimento e da responsabilidade dos professores e dos acadêmicos com o desempenho. Ela ressalta que as atividades são desenvolvidas de forma interdisciplinar, e as questões relativas ao curso são sempre discutidas em reuniões.

“O corpo docente do curso de Pedagogia é bem qualificado, a maioria dos professores são doutores e têm dedicação exclusiva, alguns já com curso de pós-doutorado. Também temos grupos de estudos e de pesquisa, e os trabalhos de extensão. Acredito que todos estes fatores colaboram para que tenhamos uma boa classificação”, destaca Nelsi.

Após a promulgação das diretrizes em 2006, o curso de Pedagogia passou por uma reestruturação e vem trabalhando para atender não só as diretrizes atuais, como também, as demandas da área. Hoje, o curso forma profissionais que podem atuar nas áreas de gestão educacional, Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e com as disciplinas pedagógicas do Ensino Médio.

“Os nossos alunos fazem estágio nestas quatro áreas. Durante o curso, eles têm uma carga horária de disciplinas específicas de educação infantil e de metodologia do ensino para os anos iniciais bastante grande, a gestão educacional também é trabalhada no terceiro e no quarto ano, assim como, as disciplinas pedagógicas do Ensino Médio. Toda essa carga horária se constitui ao longo do curso e os estágios curriculares são trabalhados no terceiro e no quarto ano. São disciplinas que profissionalizam os nossos alunos”, explica a vice-chefe do Departamento, professora Ana Flávia Hansel.

A grade curricular do curso contempla disciplinas de várias naturezas objetivando a formação geral dos futuros pedagogos. São temas voltados para a educação e a diversidade cultural, as questões de gênero, e a disciplina de Libras, que já foi implantada no curso.

“Atualmente nem se fala mais em educação especial, mas em educação inclusiva. Nós temos uma carga horária de Libras de três horas semanais no terceiro ano, e além disso, há disciplinas específicas da área da educação especial e da educação inclusiva também. Isso porque cada vez mais, os alunos estão indo para os estágios e se deparando com esse novo desafio”, complementa Ana Flávia.

A acadêmica de Pedagogia, Carmem Natácia Kochinski Andrade está no quarto ano e prestes a entrar no mercado de trabalho. Ela quer atuar junto a Educação Infantil e diz que esta foi a área com a qual mais se identificou durante o curso. “O nosso curso tem um corpo docente excelente, os professores além de possuírem didática e metodologia muito boas, nos apresentam uma ampla gama de possibilidades de emprego”, acrescenta.

O curso de Pedagogia ainda oferece aos alunos a possibilidade atuação junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o Pibid, desenvolvido em quatro escolas. A chefe do Departamento, professora Nelsi, lembra que outra exigência é a realização de um trabalho pedagógico em espaços não-escolares, constituindo-se numa atividade socioeducacional.

“Trabalhamos para ampliar essa formação tão necessária hoje considerando todo o volume de conhecimento e as peculiaridades que nós temos na sala de aula. Considerando também, que atualmente no Ensino Fundamental temos classes compostas por alunos nas mais diversas situações, nível social, econômico e cultural bastante diversificado. O professor precisa ter preparo e competência para trabalhar com todas estas situações. E uma das nossas preocupações é essa, que o conhecimento dele contemple tudo isso e ele possa fazer um bom trabalho, e que nós possamos melhorar o desempenho dos nossos alunos aqui na região”, conclui Nelsi.

Divisão de Comunicação Social – Unicentro, campus Irati