Projeto EcoExpresso Sanepar recebe alunos da Rede Municipal de Ensino


O município de Irati recebe nesta semana o Projeto EcoExpresso Sanepar, realizado em um ônibus no qual a população pode participar de atividades de educação socioambiental. No espaço há demonstrações do projeto “Do Rio ao Rio”, com a visualização do ciclo da água, desde a nascente até a sua disposição final, na forma de esgoto tratado.

Nesta quarta-feira, 21, o ônibus recebeu 264 alunos da Rede Municipal de Ensino de Irati, no Parque Aquático. “Nós percebemos que a receptividade das crianças foi muito boa. Elas ficam curiosas para saber o que tem dentro do ônibus e depois do nosso contato percebemos na fala deles que nós conseguimos atingir o nosso objetivo, que é de levar o conhecimento prático para as crianças sobre os processos da Sanepar e sua realidade local”, explica a Gestora de Educação Socioambiental da Sanepar – Ponta Grossa, Luciana Garcia.

EcoExpresso Sanepar

O ônibus foi preparado especialmente para estas atividades e conta com profissionais especializados neste tipo de atendimento. Desde 2014 o projeto passou por diversas cidades do Paraná. Dentro do veículo, maquetes explicam temas como o ciclo da água, o tratamento da água, mananciais superficiais e subterrâneos, mata ciliar e proteção de mananciais, uso consciente da água, saneamento ambiental, doenças de veiculação hídrica e energias renováveis, como a energia produzida através da estação de tratamento de esgoto e a bioenergia. Os profissionais também irão falar da relação da Sanepar com o meio ambiente e sobre a política ambiental da companhia.
As maquetes apresentam, entre outros assuntos, uma casa com realidade aumentada e detalhes de uma ligação correta de esgoto, por meio de conexões, caixas de gordura e a ligação ao dispositivo tubular de inspeção (DIT).
Além das maquetes, o ônibus conta ainda com projetor multimídia, caixas de som, painéis iluminados, cartazes, banners, entre outros recursos, e tem capacidade para até 25 participantes por vez.

Programação
O ônibus ficará no município até amanhã, 22. Na terça-feira, 20, o projeto esteve em frente ao colégio Sesi. Nos dias 21 e 22 o ônibus estará em frente ao Parque Aquático, recebendo estudantes de escolas estaduais, municipais e a população iratiense das 8h às 17h.

Secom Prefeitura de Irati – informações Assessoria Sanepar