Unicentro: Semana do Folclore teve início no domingo


No domingo, 21, teve início as atividades da Semana do Folclore 2016 do campus Irati da Unicentro. A primeira ação foi a apresentação do Maracatu Aroeira, de Curitiba, no Parque Aquático.

Segundo o chefe da Divisão de Promoção Cultural do campus Irati (Diproc/I), professor Edson Santos Silva, a Semana do Folclore em nosso país é de suma importância para a revisão de alguns mitos e culturas que por vezes ficam despercebidas. “A realização desta Semana é importante porque nós privilegiamos sempre a saída da universidade, para levar a arte e a cultura a um público que dificilmente viria até o campus”, salienta.

Na segunda-feira, 22, será realizada uma mesa-redonda no Auditório Denise Stoklos, no campus Irati da Unicentro, a partir das 19h30, acerca do tema “Folclore Eslavo”. Também, haverá apresentação do Grupo Folclórico Ivan Kupalo de Irati, na versão adulta e infantil, e a Dança de São Gonçalo, que é uma cultura religiosa católica, do município de Rio Azul.

Entre os dias 22 e 31, ficará em exibição no Auditório Denise Stoklos, uma exposição acerca do folclore, organizada por alunos do PIBID/História fruto do trabalho no Colégio João XXIII. Na quarta-feira, dia 24, ás 19h30, será exibido o filme “Ivan”, no Cine Café, com a participação do autor e diretor do filmem Guto Pasko, que fará um debate após a apresentação. A entrada é gratuita e por ondem de chegada.

Finalizando as atividades, no dia 25, será realizada a Dança como Sagrado Ritual, no Jardim da Casa da cultura, às 19h30, em parceria com a Prefeitura de Irati. “Assim fechamos coroando este momento singular em que as pessoas terão a oportunidade de ver o quão rica é a nossa cultura. Espero que a comunidade iratiense acolha com muito carinho e participe das atividades que foram pensadas e trabalhadas ao longo do ano”, finaliza o professor.

Assessoria Unicentro