Testes rápidos são oferecidos gratuitamente em Irati

Foto: Arquivo (Divisão de Comunicação – Unicentro Campus Irati)
A Prefeitura de Irati, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza diariamente testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C. A utilização dos testes rápidos permite diagnosticar alterações e o surgimento da doença, aumentando a agilidade da resposta aos pacientes, permitindo o encaminhamento para assistência médica e início de tratamento.

Mensalmente, nas oito unidades em que o teste rápido é realizado, ocorrem entre 150 a 200 testes. Atualmente há 13 registros de pacientes com Hepatite C no município, sendo que seis novos casos foram registrados nos últimos dois anos. A Hepatite B registra nove casos, segundo o relatório da Secretaria de Saúde.

Os interessados em realizar os testes rápidos podem agendar nas UBS – Adhemar Vieira de Araújo, Rio Bonito, Vila São João, Engenheiro Gutierrez, Riozinho, Guamirim, Gonçalves Júnior e Centro de Testagem e Aconselhamento. Cada local tem horário específico para a realização dos testes. A recomendação é para que os interessados liguem ou se dirijam aos postos para agendar, o que evitará espera. Após os testes são oferecidos brindes aos pacientes.

O que são testes rápidos?
Testes rápidos são aqueles cuja execução, leitura e interpretação dos resultados são feitas em, no máximo, 30 minutos. Além disso, são de fácil execução e não necessitam de estrutura laboratorial.
Os testes rápidos são, primariamente, recomendados para testagens presenciais. Podem ser feitos com amostra de sangue total obtida por punção venosa ou da polpa digital, ou com amostras de fluido oral. Dependendo do fabricante, podem também ser realizados com soro e (ou) plasma.

Secom Prefeitura de Irati