Reta final de negociações na política iratiense

Mesmo sem clima para a política, os brasileiros irão às urnas neste ano, para escolha de prefeitos e vereadores. Em Irati, as movimentações nos bastidores estão a todo vapor, como podemos verificar, principalmente nas redes sociais.

Comentaristas na rede

O ex-prefeito Rodrigo Hilgemberg, assíduo e atento comentarista na internet, revelou na manhã desta terça-feira, 2, em uma de suas postagens que a “ambição pessoal” dos candidatos de oposição podem atrapalhá-los nas eleições, isso porque, um aparente desentendimento vem complicando a batida final do martelo. O problema consistiria no fato de ninguém abrir mão de ser candidato a prefeito. Rodrigo comenta que há uma intervenção acontecendo no partido DEM, que já tinha fechado com o PV de Emiliano Gomes, e está neste momento praticante "obrigado" a seguir a regional e apoiar o PSDB de Derbli. Com isso PV perde um aliado importante e o DEM não conseguirá dobrar na proporcional com outros partidos que já estão fechados, cogita o ex-prefeito.

Cenário dos pré-candidatos até o momento

Irati parece viver um dilema, pouco antes de iniciar a campanha política, onde homens e mulheres irão concorrer o cargo mais importante na prefeitura de Irati. Faltam apenas três dias para fechar as chapas e anunciar os candidatos oficialmente, mas alguns partidos e políticos parece não se importar muito com nossa cidade, com o povo em geral. Deixaram tudo pra última hora, sendo que a Irati merece muito mais atenção e respeito.

Nessa época, partidos  se unem, fecham coligações entre eles, para assim poder reunir nomes fortes ao pleito. Mas o que vemos em Irati é uma desorganização total, nem as coligações entre partidos estão fechadas, e as que já fecharam estão "traindo" e indo para o outro lado.

A única coisa certa é que o PDT, já fechou coligação com PRB, PMB, PTN, PCdoB, PPS, PROS E REDE,  e aguardam a resposta de outros partidos como PMDB, que mostram interesse na parceria. O  PDT também já anunciou seus candidatos para concorrer o cargo na Prefeitura. Odilon é pré-candidato a prefeito e a médica Larissa Mazepa é pré-candidata a vice. O partido PP de Ronaldão, parece já ter fechado com outros partidos, bastando apenas escolher seu vice.

No final de tudo o que da a entender é que ninguém quer ser vice.  Está complicado achar vice-prefeito? Parece haver um clima de acertos entre velhos partidos, pois pessoas fortes, Irati tem, mas enquanto não vêm uma suposta ordem "lá de cima", fica tudo parado, e quem perde com isso é o povo.

Sergio Popo / Irati in