Irati sedia 25ª edição dos Jogos Recreativos das Apaes


A cidade de Irati sediou, nesta quinta-feira, 25, a 25ª edição dos Jogos Recreativos das Apaes, que contou com a participação de cerca de 250 alunos de toda a região. Além de Irati, participaram alunos de Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Inácio Martins, Teixeira Soares, Rebouças, Rio Azul, Mallet e Prudentópolis.

Os alunos puderam desenvolver todas as suas habilidades, nas competições esportivas preparadas aos participantes. A organização do evento preparou uma programação completa aos alunos, com todos os ingredientes que os jogos precisam: solenidade de abertura, práticas esportivas e premiações.

Os esportes adaptados, desenvolvidos nesta quinta-feira, 25, foram: lance livre, cabo de guerra, boliche, dança da cadeira, torneio de pênaltis, dentre outros. O encerramento, aconteceu por volta das 16h, com a entrega da premiação com troféus e medalhas.

Solenidade de abertura

Os alunos chegaram para solenidade de abertura, no Ginásio de Esportes Agostinho Zarpellon Jr 'Batatão”, depois de percorrerem a cidade em uma carreata. Após a chegada dos alunos, os competidores desfilaram no interior do ginásio, com o desfile das nações. A execução do hino nacional brasileiro, hasteamento das bandeiras do Brasil, Paraná e Irati, o acendimento da Pira Olímpica e a abertura oficial dos jogos, foram outros momentos marcantes da solenidade.

O acendimento da Pira Olímpica, foi realizado pelo aluno Sidnei Cardoso Chaves, de Irati, e a declaração da abertura oficial foi anunciada por Vanessa Linhares, também de Irati.

Realização

A 25° edição dos Jogos Recreativos das Apaes integrou a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que ocorre de 21 a 28 de agosto. Os jogos foram realizados com o apoio da Prefeitura de Irati, por meio das Secretarias de Educação e de Esportes e Lazer, Núcleo Regional de Educação e acadêmicos do curso de Educação Física da Unicentro de Irati.

Texto e Fotos: Secom Prefeitura de Irati