Nova Unidade de Saúde da Lagoa será inaugurada - Jornal Iratiin

Recente

Home Top Ad

Post Top Ad

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Nova Unidade de Saúde da Lagoa será inaugurada


Nesta sexta-feira, 03, a Prefeitura de Irati irá entregar a nova Unidade Básica de Saúde do bairro Lagoa. Com mais de 360m² a nova unidade foi construída em parceria com o Governo do Estado. A solenidade terá inicio às 16h e é aberta à população. A UBS é uma das quatro unidades novas construídas pela atual gestão. Outras onze foram reformadas e algumas ampliadas.

A nova unidade da Lagoa foi uma parceria entre Prefeitura de Irati e Governo do Estado, em um investimento de R$ 500 mil. O espaço terá 365 m² e, diferente da antiga estrutura, contará com mais de vinte salas para atendimento médico geral, ginecológico e odontológico, sala de vacinas, sala de esterilização, farmácia, além de equipamentos e mobiliários novos.

A Secretária Municipal de Saúde, Ligia Petchak Zanlorenzi, explica que com a nova estrutura os atendimentos médicos serão realizados em mais dias e trarão mais qualidade e conforto, tanto para os funcionários, quanto para os pacientes.

“Com este novo espaço ampliaremos os dias de atendimento da população. Antes eram apenas dois dias com presença de médicos. Com a nova unidade iremos dobrar os dias de atendimentos, com dois médicos”, anuncia Lígia.

30 anos de histórias na Unidade da Lagoa

A história da Unidade de Saúde da Lagoa pode ser representada através de um personagem muito especial. Trata-se do enfermeiro Gilson, que desde a inauguração do antigo posto de saúde do bairro, em 1987, dedica sua vida ao cuidado da saúde da população da Lagoa. Ele foi o primeiro agente de saúde do local e, 30 anos depois, estará presente novamente na inauguração da nova unidade.
“Fui o primeiro funcionário do antigo posto da Lagoa em 1987. É muito gratificante ter atuado todos estes anos na comunidade. Comecei como agente de saúde, depois auxiliar técnico e agora sou enfermeiro”, conta Gilson.

Acompanhando a população diariamente, ele ressalta a importância da nova unidade, que atende a demanda da população. “A cidade cresceu muito e a região da Lagoa necessitava de uma estrutura maior, por isso todos estão muitos ansiosos para a inauguração, a comunidade e os funcionários esperavam por esse novo espaço”, conta Gilson.

Serviço

A Secretaria de Saúde informa que a equipe da Unidade da Lagoa estará realizando a mudança dos mobiliários para o novo local entre quarta, 1º, e quinta-feira, 2, Por esse motivo o atendimento estará suspenso. O serviço será retomado na segunda-feira,6, já na nova unidade. A orientação é que a população utilize outros postos de saúde neste período.

Antigo local

Com a nova unidade de saúde, o antigo posto de atendimento será reformado. O local passará a servir como capela mortuária, atendendo outra demanda da comunidade.

Secom