Abertura da Feira Iratiense Estudantil do Livro é realizada


Na manhã desta quarta-feira, 08, teve início mais uma edição da Feira Iratiense Estudantil do Livro. (FIEL). Este ano o evento conta com quatro espaços para receber o público, sendo o Cine Café Italiano, Rua da Cidadania, Jardim e a Casa do Bosque do Provopar Municipal. Durante toda programação os visitantes poderão comprar livros, assistir filmes, palestras, apresentações artísticas e culturais, além de várias oficinas.

Durante a abertura da FIEL, além do pronunciamento das autoridades, foram realizadas apresentações culturais e a assinatura da ordem de serviço para a reforma da Casa da Cultura. Este ano o evento contará com uma programação diversificada durante os três dias de feira. Um dos destaques é a Oficina de Confecção de Livros de Pano e a Contação de História. Também se destaca a performance com o Professor José Maria Gracia Araújo, que realiza sua apresentação vestido de Pacífico de Souza Borges, um dos pioneiros da cidade. A programação completa está disponível no site da Prefeitura de Irati.

“Com leveza, delicadeza, em cada ação que está sendo realizada, a FIEL proporciona um espaço muito rico de contato com a leitura. A venda de livros, a participação da Biblioteca Municipal, as apresentações culturais, a presença dos escritores e todas as oficinas despertam o interesse pelo livro”, destaca a Secretária de Cultura Patrimônio Histórico e Legado Étnico, Fernanda Popoaski.

Uma novidade nessa edição da FIEL é a exclusividade para as livrarias de Irati, que serão as únicas a comercializarem nos espaços da feira. Nos últimos três anos a FIEL reuniu um público de cerca de 6000 pessoas. Em 2013 e 2014 a Feira foi realizada no Clube do Comércio e em 2015 na Rua da Cidadania, inaugurando um novo espaço cultural da cidade.

Ingressos
Os ingressos para as apresentações de cinema são limitados. Ainda há algumas vagas para participar das exibições, os interessados podem entrar em contato com Elenita, através do telefone (42) 9917 87 35

Organização
Além da organização da Fiel por parte da Prefeitura Municipal de Irati, através da Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico e da Secretaria Municipal de Educação, são parceiros: Núcleo Regional de Educação, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná (Alacs), Fundação Denise Stoklos, Instituto Federal do Paraná (IFPR), Caminhos do Paraná e Cine Café Italiano.

Secom