Secretário de Fazenda de Irati rebate críticas


Vereador Emiliano Gomes (PV) apontou falhas do site quanto ao determinado pela Lei de Acesso à Informação. Segundo Slompo, as informações são demonstradas em tempo real

Da redação Najuá, com reportagem de Paulo Henrique Sava

O secretário municipal de Fazenda de Irati, Luiz Valdir Slompo de Lara, rebateu as críticas e deu explicações sobre o funcionamento do Portal da Transparência do município. O vereador Emiliano Gomes (PV), na semana passada, voltou a criticar a indisponibilidade de informações relativas aos anos de 2011 e 2012 – da gestão do ex-prefeito Sérgio Stoklos – o que contraria a Lei de Acesso à Informação (lei federal 12.527/2011).

Slompo conta que no ano passado o site do Portal da Transparência de Irati foi apresentado tanto à Promotoria do Ministério Público quanto, em outra ocasião, aos vereadores e à comunidade em geral, durante uma audiência pública, quando foram demonstradas as formas de acesso. A empresa contratada para fornecer o sotware e dar manutenção ao Portal é a Elotech . O serviço de notas fiscais da prefeitura é feito por outra empresa, a Fintel.

Veja a Matéria completa no site da Najuá

“Nosso portal é um dos mais eficientes da região. Ele atende, sem dúvida nenhuma, os preceitos legais. Ele gera automaticamente os relatórios no módulo de contabilidade > integração > portal da transparência > relatório automático do período, que permitem a geração de relatórios para o Portal de Transparência de acordo com o intervalo de período informado. Esse procedimento gera quase todos os relatórios automaticamente, exceto alguns que são inseridos manualmente”, demonstra o secretário.

De acordo com Slompo, as abas “geral”, “receitas”, “despesas”, “credores”, “veículos”, “diárias”, “repasses”, “licitações”, “patrimônio”, “obras públicas” e “folha de pagamentos” dispõem de informações demonstradas em tempo real. “Em alguns casos, são necessários alguns dias para a alimentação do sistema, mas hoje ele contempla de forma real. Se há implantação de novidade, há o tempo necessário para que esse dado possa estar sendo exibido em tempo real”, detalha.