Projeto Equovida de Irati oferece tratamento para 25 praticantes




O Projeto Equovida, lançado em 2015, oferece tratamento de equoterapia gratuito para 25 praticantes. A equoterapia contribui para recuperação de pessoas com dificuldades motoras, principalmente crianças. Os atendimentos são realizados semanalmente no CT Willy Laars. O investimento realizado pela Prefeitura é de mais de R$ 115 mil.


( Matéria de 2015) Quando andamos a cavalo, mal sabemos os benefícios que a simples prática pode trazer ao ser humano. Há alguns anos, foi registrado um novo tratamento que necessita de poucas coisas para que se tenha sucesso em crianças com deficiências ou necessidades especiais, trata-se da equoterapia um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais.

O tratamento emprega o cavalo como agente promotor de ganhos físicos, psicológicos e educacionais. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força, tônus musculares, flexibilidade, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, o ato de montar e o manuseio final, desenvolve novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.

Na tarde desta terça-feira, 25, o Prefeito Municipal de Irati, Odilon Burgath, teve a alegria de anunciar para mães de crianças que necessitam da terapia o Programa Equovida de Irati, beneficiando as famílias com o tratamento sendo realizado no município. “Uma de minhas metas quando candidato, tendo sido incluído em Plano de Governo era de proporcionar para as crianças com necessidades especiais, físicas, motoras, o trabalho de pessoas especializadas, utilizando animais que é sucesso em várias partes do mundo, sendo um programa pioneiro em Irati. Portanto esse programa que é pioneiro fica vinculado à Secretaria de Saúde, proporcionará 100h mensais de aulas com professores com especialistas no uso de cavalos para a reabilitação motora de todos que forem fazer uso”, explica Odilon.

Simone de Oliveira viaja há dois anos para Ponta Grossa para levar sua filha, Valentina de três anos que realiza o tratamento para fortalecimento de tronco. “Será maravilhoso a vinda da equoterapia para Irati. O deslocamento até outra cidade é cansativo, perigoso, além de que muitas vezes acaba custando caro, com esse tratamento em Irati, não tenho nem palavras para dizer o quanto nos beneficiará”, relata Simone.

Ariane, depois que descobriu a importância do tratamento, começou a pesquisar e levar seu filho Nathan, de 10 anos, para que realizasse a terapia com cavalos. “A equoterapia é essencial para a vida dele, não tem como ele largar dessa terapia, ajuda no fortalecimento dos músculos, no equilíbrio, tanto que quando ele não faz porque chove ou acontece alguma coisa ele fica mais travadinho e agora tendo esse tratamento nem acreditamos, pois são três anos de viagem é cansativo, ele é ansioso, quando vamos pra lá ele não dorme bem, demoramos uma manhã toda, aí quando chegamos novamente em Irati, ele tem que ir pra escola já, portanto é um sonho ter esse tratamento aqui”, conta Ariane Luiza.”