Prefeitura de Irati inicia projeto de compostagem do material recolhido na coleta verde



Diariamente a Prefeitura de Irati, através da Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente, recolhe galhos, folhas, além de realizar a limpeza da cidade. Porém, para que esses serviços sejam executados com qualidade, a administração necessita destinar adequadamente o material recolhido. Por isso, a Secretaria de Meio Ambiente, está elaborando um projeto para dar utilidade ao material coletado.

Em parceria com a Unicentro e o acampamento Mário Lago, a Prefeitura pretende realizar a compostagem deste material, dando destinação aos galhos e folhas retirados na cidade. Depois de processados, esse material será utilizado como insumo na produção agrícola.

O Secretário de Ecologia e Meio Ambiente, Leoni Ribas, explica que parte do material poderá ser utilizada pela própria administração, barateando os custos com a produção de mudas.

“A proposta é muito simples, através do equipamento que será cedido pela Unicentro, vamos levar todo o material recolhido para o acampamento Mário Lago. Com os galhos cortados e ensacados realizará a compostagem do material. A ideia também é para que esse material seja utilizado pela comunidade, mas também pela administração, como por exemplo com o humos que auxilia ao desenvolvimento das mudas que recebemos através do projeto quintais orgânicos”, relata Leoni.

Nesta terça-feira, 17, o Secretário de Ecologia e Meio Ambiente, Leoni Ribas, acompanhado de uma equipe técnica da Administração Municipal, irá até o município de Tibagi, para verificar como foi o desenvolvimento do projeto Recicla Tibagi, que inclusive já recebeu prêmios de sustentabilidade ambiental, sendo reconhecido em todo o Estado e indicado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) como modelo de gestão de lixo.

Secom