Pesquisadores entregam livro à Biblioteca Municipal



Na última sexta-feira,13, o prefeito Odilon Burgath recebeu em seu gabinete a Secretaria Municipal de Educação, Claudia Maria Petchak Zanlorenzi e a professora de Educação Física da Unicentro, Gláucia Andreza Kronbauer. Elas entregaram um exemplar da obra “História da Educação – Instituição, intelectuais e imprensa”, resultado de pesquisas do Grupo HISTEDBR, do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade de Ponta Grossa. O trabalho foi desenvolvido entre os anos 2004 e 2014. O exemplar será destinado ao acervo da Biblioteca Pública Municipal.

Vários profissionais contribuíram para a produção do livro, que teve como organizadoras a professora Maria Isabel Moura Nascimento e Claudia Maria Petchak Zanlorenzi, a secretaria de Educação e também professora. O objetivo do Grupo HISTEDBR é realizar pesquisas sobre a história da educação. A coletânea “História da Educação – Instituição, intelectuais e imprensa” foi editada com a finalidade de compartilhar o resultado das pesquisas.

A Secretaria Claudia destacou a participação de iratinenses nas pesquisas e na produção do livro. “É uma grande satisfação que professores da rede municipal como eu e a professora Cebilla Moletta Slotuk, professores da Universidade e do Instituto Federal como a professora Gláucia e professora Carla Michelle Ramos, que trabalham em Irati, dediquem o seu tempo para pesquisas e que de certa forma contribuem para que nossa cidade também seja conhecida”, destacou Claudia.

Uma das colaborados na edição do livro, Glaucia Kronbauer ressalta a importância deste tipo de leitura estar disponível em bibliotecas, onde todos podem ter acesso. “É muito importante para o município ter este tipo de material disponível para leitura, ainda mais porque tem pesquisas realizadas aqui mesmo em Irati. Ainda vamos fazer a entrega de exemplares para a Unicentro e IFPR”, lembra Gláucia.

Secom