Jornalista de Irati será destaque em exposição na Alep


Autor pretende repassar ao público os momentos vivenciados na cidade de Guaratuba

Entre os dias 06 e 10 de junho, o Espaço Cultural da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) sediará a exposição fotográfica “As Cores do Sol em Guaratuba”, que traz uma série de registros artísticos feitos pelo jornalista Leonardo Schenato Barroso entre o início de 2013 até o final de 2015 nas praias do município citado. A abertura oficial acontece na segunda-feira (06), às 14h.

As fotografias são impressas em metal e emolduradas em quadros com fundo e contorno preto. Entre as obras, destaca-se a intitulada “O Amanhecer da Coruja no Litoral Paranaense”, vencedora de concurso fotográfico promovido pelo campus Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e escolhida para ser capa de uma das edições da Guaju - Revista Brasileira de Desenvolvimento Territorial Sustentável, ligada ao Programa de Pós-Graduação da universidade mencionada. Além da vitória em si, a conquista acabou rendendo ao fotógrafo Leonardo a honraria de uma moção de aplausos na Câmara Municipal de Irati - cidade em que ele reside - e também na Câmara Municipal de Guaratuba, município onde a foto foi feita.

Segundo o expositor, as imagens têm como objetivo exaltar a beleza dos momentos do por e do nascer do sol, com destaque às cores do crepúsculo em contraste com os elementos naturais e paisagísticos localizados nas praias da cidade. “É assim que eu sempre enxerguei Guaratuba: um cenário belíssimo, rico em tons sóbrios e silhuetas marcantes. Mas, acima disso, um lugar onde é possível viver momentos únicos e realmente incríveis, como os que eu vivi”, descreve Leonardo, ainda acrescentando: “espero que quem aprecie estas fotos possa, ao menos por alguns instantes, vivenciar estes mesmo sentimentos e sensações”, conclui.


Expositor


Leonardo Schenato Barroso é formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Positivo (UP), com pós-graduação em Comunicação Empresarial pela PUC-PR. Seu interesse pela fotografia iniciou-se ainda quando criança, ao ganhar de presente de um tio uma máquina fotográfica infantil, da era do filme. Passou a atuar efetivamente na área em 2009, quando fez estágio no Laboratório de Fotojornalismo da UP. Teve sua primeira publicação fotográfica fora do jornalismo com a obra “Campos de Trigo no Paraná”, veiculada em 2013 na edição 33 da revista Digital Photographer Brasil, de circulação nacional. Desde então, atuou como jurado em concursos de imagens, fez curso na Escola Portfolio, em Curitiba, e vem desenvolvendo trabalhos artísticos no ramo, em paralelo com a atuação profissional que envolve a fotografia.


Espaço

O Espaço Cultural da Assembleia Legislativa está localizado ao longo da passarela que faz a ligação entre os prédios da Administração e do Plenário. Artistas interessados em expor suas obras no Espaço Cultural podem entrar em contato com o Cerimonial da Assembleia pelos telefones (41) 3350-4268 e (41) 3350-4007.