Irati: Casa da Economia Solidária recebe alunos do Colégio São Vicente de Paulo

Inaugurada em julho de 2014, a Casa da Economia Solidária funciona como espaço em que são desenvolvidas ações do movimento em Irati. O espaço localizado no centro na Rua da Liberdade, s/n, ao lado do Batatão é um local em que as famílias pertencentes aos diversos grupos podem comercializar seus produtos desde artesanatos até alimentos, como por exemplo os produzidos nas padarias comunitárias.

Nesta quinta-feira, 05, alunos do ensino médio do Colégio Estadual São Vicente de Paulo, pertencentes ao curso de Formação de Jovens Empreendedores que ocorre com estudantes do 1°, 2° e 3° ano do ensino médio, entre a parceria do Sebrae com o Governo Estadual, visitaram a Casa da Economia Solidária e puderam conhecer um pouco do funcionamento do local e a história do movimento.

A professora do curso de Formação de Jovens Empreendedores, Mariana Pereira, conta um pouco da experiência da visita. “Estou profundamente comprometida com a ética profissional e a formação integral do aluno, ele não será um cidadão apenas econômico, mas também social e político, então vislumbrar novos objetivos em outras áreas de trabalho é fundamental e a Casa da Economia Solidária traz essa alternativa. Essa visita também foi para que os alunos pudessem perder o preconceito, pois temos muitos preconceitos do que não conhecemos, então eles conhecendo eles podem mudar o conceito inicial de que economia solidária vende só verdura e verificar que há uma produção muito maior que isso, o aluno é o elo entre o professor e a sociedade, pois tudo o que ele aprende na escola ele leva para casa, ajudando a disseminar o conhecimento”, relata Mariana.
A visita dos alunos do Colégio São Vicente foi a primeira experiência de trazer jovens para conhecer a Economia Solidária, sendo que essa inserção está dentro do Plano de Ação do município dentro da área. O Coordenador do Departamento de Economia Solidária Rodrigo Souza, explica sobre o tema. “É uma proposta importante de desenvolvimento social e comunitário do município, então queremos que os alunos conheçam o nosso funcionamento e estamos dando o primeiro passo, trazendo eles aqui para conhecer a história e adquirir os nossos produtos. Queremos também que esses jovens busquem a ser empreendedores, que comecem a pensar o seu futuro, por isso estamos buscando passar essas informações mostrando coisas concretas do que acontece no nosso espaço e em todas as entidades que compõe a economia solidária”, conclui Rodrigo.

A Casa da Economia Solidária está aberta de segunda a sexta-feira das 8h30min às 11h30min e das 13h às 17h e aos sábados das 8h30min às 12h

Secom Prefeitura de Irati