Alunos de Engenharia Ambiental entregam relatório para Prefeitura de Irati - Jornal Iratiin

Recente

Home Top Ad

Post Top Ad

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Alunos de Engenharia Ambiental entregam relatório para Prefeitura de Irati



Acadêmicos do quinto ano de Engenharia Ambiental entregaram ao prefeito de Irati, Odilon Burgath, um relatório apontando problemas urbanos da cidade. A atividade fez parte da disciplina de Planejamento Urbano e Regional, ministrada no semestre passado, pela professora Viviane Fernandes de Souza.

O principal objetivo do trabalho é que os alunos tivessem contato com a realidade e com o Poder Executivo. “É importante que o trabalho não fique só no papel, mas que eles possam ter esse convívio com a realidade, não só a teoria, mas a prática. E foi um momento muito produtivo, uma troca boa, espero que os alunos tenham aproveitado bastante porque eles tiveram a oportunidade de apresentar alguns problemas que foram levantados diretamente para o prefeito”, destaca Viviane.

O trabalho dos alunos consistiu num levantamento presencial em diversos pontos da região urbana de Irati. Viviane explica que o trabalho foi feito em grupos e que o processo incluiu a confecção de fotografias, discussão em sala de aula e troca de ideias entre os grupos. Ao final, cada um elaborou um relatório e depois a turma inteira reuniu as informações, formando o documento que foi entregue para Odilon.

“No relatório foram sugeridas algumas possíveis soluções, e em conversa com o prefeito ele nos apresentou as possibilidades que já existem, projetos de alguns pontos que foram levantados e também o que é possível realizar, porque sabemos que existe o fator financeiro”, complementa a professora.

Para o prefeito, é importante o desenvolvimento deste tipo de atividade pela universidade. Odilon afirma que a apresentação dos problemas e possíveis soluções gerou um debate muito produtivo e que será levado para as pastas competentes.

“Fico muito satisfeito em poder apresentar aquilo que a Prefeitura tem desenvolvido para atender estas sugestões, as obras em andamento, o que já contempla o nosso Plano Diretor e o Plano de Mobilidade Urbana. Poderemos checar se está condizente com as sugestões ou não, e ainda de fazer as devidas alterações. Foi um grande exercício de cidadania, de respeito e de amor pela nossa cidade. Todos esses jovens sejam de Irati ou não, estão preocupados com a cidade onde vivem. Eu, como gestor público, só tenho a agradecer, foi um prazer fazer esse debate, receber o documento e tudo isso vem para bem do Município e da gestão pública”, salienta Odilon.

O vice-diretor do Campus Irati, Erivelton Fontana de Laat, também participou da entrega do relatório à Prefeitura. Erivelton ressalta que a conversa com o prefeito possibilitou aos alunos uma aula da realidade técnica versus a realidade operacional que municípios, Estado, País, ou qualquer órgão público passa.

“O importante desta parceria é a devolutiva dos alunos junto a Prefeitura. Para nós é muito importante enquanto formadores desses futuros engenheiros ambientais, fazer com que compreendam uma situação que é a parte técnica, que eles têm praticamente pleno domínio porque já estão se formando, com a realidade social do município. São verdades que se chocam nesse momento, mas que são interessantes no caso dos nossos acadêmicos no aspecto da formação deles. Esse encontro e troca de conhecimento com a parte técnica, com a parte administrativa do Município, faz com que se desenvolva o papel importante que é a formação deles enquanto engenheiros ambientais”, finaliza Erivelton.

Marina Lukavy/Unicentro