Política em Questão – Por Letícia Torres

Política em Questão – Por Letícia Torres
A jornalista e diretora do Jornal Hoje Centro Sul, Letícia Torres traz aos leitores alguns dos principais acontecimentos da política.  (edição impressa 809 de 11/09/2015)  

*Leticia Torres é graduada em jornalismo pela UEPG e pós-graduada em Sociologia Política pela UFPR.

Copel considera viável a instalação de termoelétrica na região
O deputado estadual Hussein Bakri (PSC) recebeu da Copel, neste dia 09, um ofício informando que a companhia tem interesse na instalação da usina termoelétrica na região de União da Vitória. Recentemente, Bakri acompanhou o prefeito de União da Vitório, Pedro Ivo, na apresentação de um estudo prévio da viabilidade da usina, com capacidade de produzir de 30 a 50 Megawatts na região.   A Copel considera a possibilidade de inscrever o projeto no leilão de energia da Aneel a partir de junho de 2016. Para tanto, solicitou que a prefeitura e os demais interessados elaborem o projeto conceitual para aprovação e o entreguem até outubro.

Direitos da mulher
O I Encontro Temático de Políticas para as Mulheres aconteceu em Irati na quarta-feira (09) e reuniu mais de 100 participantes.  A secretária municipal de Assistência Social, Karen Seidel, acredita que o evento cumpriu seu objetivo. "Buscamos fortalecer a relação entre o poder público e as mulheres, discutindo sobre como é importante que elas lutem pelos seus direitos”, define a secretária.

Ampliação do sistema de abastecimento de Fernandes Pinheiro será entregue
As obras de ampliação do sistema de abastecimento do distrito de Angaí, em Fernandes Pinheiro, serão entregues à população pela Sanepar nesta sexta-feira (11). Foram investidos  R$525,5 mil nas obras, que melhoram o abastecimento e beneficiam 210 famílias. A solenidade será às 11h e contará com a presença dos gerentes da Sanepar Antonio Carlos Gerardi e Jeanne Schmidt Saldanha.


Serviços diversos  são realizados nas estradas de Inácio Martins
Em Inácio Martins, a administração do prefeito Marino Kutianski (PSDB) realiza constantemente serviços de manilhamento nas vias públicas para atender empresas e moradores. No interior, as estradas têm recebido manutenção. Alguns dos trabalhos recentes foram feitos na comunidade de Jaguatirica e na estrada Rio Pequeno.

Evento cívico-esportivo marca o 7 de setembro em Inácio Martins
Em comemoração ao Dia da Independência, 7 de setembro, ocorreu um evento cívico-esportivo em Inácio Martins. Houve apresentação da Fanfarra Parigot de Souza, que executou o Hino Nacional e disputas de futsal.



Plano de cargos está em discussão em São Mateus do Sul
Nesta  sexta-feira (11), o Plano de Cargos, Carreira e Salários dos servidores públicos de São Mateus do Sul deverá ser encaminhado à Câmara Municipal. Amplamente discutido, o Plano traz avanços para o funcionalismo que vão do aumento salarial considerando os pisos das diferentes categorias até a possibilidade de progressão de carreira por tempo e titulação.

Para o prefeito, Clovis Ledur ao corrigir distorções históricas, propiciar avanços na remuneração dos servidores e criar condições salariais adequadas a cada função, o Plano tem um importante papel de valorização dos trabalhadores.