Iratienses protestam contra o possível fechamento do Colégio São Vicente


Os rumores sobre o possível fechamento do Colégio Estadual São Vicente de Paulo, em Irati, levaram muitas pessoas às ruas da cidade na manhã desta quarta-feira, 23, para protestar. Professores, alunos, ex-alunos, pais e defensores da instituição de ensino se reuniram em frente ao Colégio Estadual São Vicente de Paulo e seguiram em passeata pelas ruas centrais da cidade.


Os manifestantes percorreram várias ruas de Irati, levando faixas e cartazes em defesa do Colégio, além da Bandeira do Brasil. Muitos jovens, com os rostos pintados de azul, cor que representa o Colégio Estadual São Vicente de Paulo, expressaram o amor pela entidade e indignação de toda a população iratiense com a possibilidade de fechamento da instituição.  Todos seguiram até a sede do  Núcleo Regional de Educação (NRE), onde se concentraram novamente, em protesto.

As especulações sobre o fechamento do Colégio Estadual São Vicente de Paulo ganharam força após a informação de que a Secretaria de Educação do Estado não autorizou, para 2016, a abertura de turmas de 6º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio na escola. Apesar disso, a chefe regional do Núcleo de Educação de Irati, Marisa Massa Lucas, afirma que a decisão de manter as atividades no colégio ou  fechá-lo gradativamente depende de um acordo entre o Governo do Estado e a Sociedade Educacional Iratiense, dona do prédio.

Marisa ressalta que a Secretaria de Educação do Estado do Paraná enviou uma solicitação NRE de Irati pedindo a rediscussão do valor do aluguel, que atualmente soma R$ 28.500,00 mensais. “O que está acontecendo é um estudo, uma possibilidade. Não há nada definido em relação ao futuro do Colégio. Estamos enfrentando problemas financeiros em todos os lugares e a solicitação do Estado é para a otimização dos recursos, já que o prédio é alugado e o valor é significativamente alto”, afirma a chefe do NRE.

Em entrevista ao Jornal Hoje Centro Sul, o representante da Sociedade Educacional Iratiense, Edélcio José Stroparo, afirmou que a entidade aguarda uma contraproposta do Governo do Paraná quanto ao valor do aluguel para que haja diálogo.

"Estamos abertos ao diálogo e o prédio está à disposição do Estado pelo tempo que precisarem utilizar. Se há interesse em renegociação, esperamos uma contraproposta para discutir a situação. Queremos dialogar até todas as possibilidades se esgotarem”, destaca Edélcio José Stroparo.

Leia a reportagem completa sobre o possível fechamento do Colégio Estadual São Vicente de Paulo na edição impressa do Hoje Centro Sul desta quarta-feira, 23 de setembro, que está nas bancas.


Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul