Feira cultural Resgatando Histórias será realizada em Gonçalves Júnior - Jornal Iratiin

Recente

Home Top Ad

Post Top Ad

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Feira cultural Resgatando Histórias será realizada em Gonçalves Júnior

Feira cultural Resgatando Histórias será realizada em Gonçalves Júnior

 
A Escola Municipal dos Colonizadores de Gonçalves Junior, em Irati,  é participante do Projeto de Incentivo à Leitura desenvolvido pelo Jornal Hoje Centro Sul e vai realizar, no próximo dia 02, a feira cultural Resgatando Histórias, que tem o intuito de resgatar a história da comunidade, mostrando aos alunos a importância da cultura local, valorizando os antepassados que a colonizaram, observando as mudanças ocorridas na sociedade ao longo do tempo.
Para realização deste trabalho foi necessário um estudo teórico sobre a chegada dos imigrantes no Paraná, recomeço de vida, formas de trabalhos. Análise de momentos da vida de poloneses, ucranianos, alemães, italianos, ciganos e afro descendentes, os quais são colonizadores, mobilizando a comunidade, família e escola para um resgate cultural.
Houve a coleta de materiais antigos para exposição na feira, criação de maquetes para representar as comunidades em os alunos moram, cartazes sobre o tema, bandeiras das etnias.
Durante o evento ocorrerão apresentações culturais, exposições de fotos antigas, artesanatos dos alunos como: toalhas pintadas à mão, potes decorados, bordados, crochês, entre outros. Familiares dos alunos, grupo escolar e pessoas da comunidade podem visitar a feira e assistir as diversas apresentações, envolvendo danças tradicionais e musicas culturais.
 A professora responsável por esse projeto, Dircélia Winharski, comenta que pretende continuar com este trabalho durante muitos anos, cada dia buscando mais informações sobre o assunto.
Neste ano a feira cultural Resgatando Histórias acontecerá no dia 02 de setembro às 13h30  no Clube União Agrícola de Gonçalves Junior. Haverá exposições de trabalhos, pintura fácil para crianças e apresentações culturais. Toda a comunidade iratiense está convidada a participar.

Conteúdos Curriculares

·         História das famílias dos alunos.
·         História da comunidade onde está inserida a escola.
·         Relatos históricos de pessoas da comunidade.
·         Imigrantes Paranaenses





Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul