Como os professores utilizam o Hoje Centro Sul nas aulas?

Como os professores utilizam o Hoje Centro Sul nas aulas?

Nesta semana, conheça o trabalho que é feito na Escola Municipal Ana Amaral Gruber, em que os professores e a equipe pedagógica demonstram muita criatividade na hora de escolher como utilizar o jornal em sala de aula

A Escola Municipal Ana Amaral Gruber é uma das escolas participantes do projeto de incentivo à leitura do Jornal Hoje Centro Sul, que é desenvolvido desde maio de 2013.
Participante desde o início do ano de 2014, a escola tem desenvolvido um excelente trabalho utilizando o jornal na sala de aula.  A escola recebe 30 jornais semanalmente, os quais são direcionados para várias turmas.  Cada semana uma classe recebe os exemplares e desenvolve atividades relacionadas com o planejamento bimestral e com a criatividade e possibilidade de cada professor.
Segundo relato dos professores participantes desse projeto, na Escola Municipal Ana Amaral Gruber o jornal é utilizado em diversas atividades. A coordenadora Edivani de Souza Moura comenta que uma das propostas  que os alunos mais gostam é fazer a leitura individual e coletiva das reportagens que mais chamam a atenção e que estão em evidência na região. Depois disso, a reportagem é comentada em sala de aula. Além dessa atividade outras são desenvolvidas pela escola.
 Muito usada por várias escolas, a análise dos gêneros textuais empregados no jornal também faz parte das reflexões realizadas pelos professores na hora de escolher o texto que será trabalhado em sala de aula. Quando possível e quando se tem um tema de fácil entendimento para os alunos, já que a escola trabalha com o ensino fundamental, são realizados debates acerca dos conteúdos apresentados no jornal.

Todos sabem que o jornal tem uma grande importância no ensino, já que a realidade atual vem afastando cada vez mais os alunos do ato de ler. Aspectos como computadores, videogames, TV e a falta de incentivo de familiares, professores e amigos têm ocasionado, nas crianças, pouco interesse pela leitura. Mostra-se então necessário resgatar o valor da leitura, colocando-a como algo prazeroso para a criança. Ler  jornal, que trata de conteúdos cotidianos vivenciados pelas crianças e adolescentes,  é uma das possibilidades de buscar despertar o interesse pela leitura.  E esse tipo de leitura é de extrema importância para o amadurecimento do vocabulário.
O que sempre foi destacado no projeto foi o envio do jornal para ser lido em casa pelas famílias dos alunos, isso acontece muito bem na escola Ana Amaral Gruber.  Além do jornal ser enviado para casa, os professores conversam com os alunos no dia seguinte após a leitura para saber como foi feita a leitura com os pais e quais foram as matérias que eles mais gostaram. Esse método faz com que a leitura acompanhada dos pais seja mais frequente, já que o aluno precisa comentar sobre o que aconteceu em sua casa e como foi à leitura, fazendo isso conseguimos despertar o hábito de ler não só no aluno mais também nos seus familiares.
A diretora da Escola Municipal Ana Amaral Gruber, Silvana Aparecida Carneiro Molenda, comenta que “a utilização do jornal nesta escola tem sido de grande importância, pois vem contribuindo para o desenvolvimento do aprendizado de nossos educandos. Desta forma, queremos agradecer por esta parceria e nos colocar à disposição para que este trabalho possa continuar por mais tempo”.
É através desses pequenos e importantes relatos que o Jornal Hoje Centro Sul sente a verdadeira repercussão do projeto, através das muitas solicitações de escolas que não fazem parte do projeto mais que querem fazer e que aguardam ansiosamente pelo momento que poderemos atendê-las. Muitas escolas estão na fila de espera para poderem participar desse grandioso projeto, porém nós da equipe responsável pelo projeto não queremos que esse projeto seja apenas números, números de escola ou quantidades de jornal, nos queremos que cada escola possa ser bem atendida e que cada aluno tenha o seu jornal.
 
História e alfabetização
Dentre as reportagens, a série sobre os prédios históricos da região tem sido muito usada na sala de aula por professores de todas as escolas participantes do projeto. A diretora da Escola Municipal Ana Amaral Gruber, Silvana Aparecida Carneiro Molenda, comenta que está sendo de grande importância para os alunos, pois através da série é possível conhecer a história da região.
O jornal possui muitas letras grandes e, aproveitando isso, o jornal também  é utilizado para o auxílio no processo de alfabetização, já que a escola atende desde os anos iniciais ate o 5° ano.


Texto e Fotos: Silmara Andrade/Hoje Centro Sul