Política em Questão – Por Letícia Torres

Política em Questão – Por Letícia Torres

A jornalista e diretora do Jornal Hoje Centro Sul, Letícia Torres traz aos leitores alguns dos principais acontecimentos da política.  (edição impressa 806 de 28/08/2015,)  
*Leticia Torres é graduada em jornalismo pela UEPG e pós-graduada em Sociologia Política pela UFPR.




Visita a Artagão Júnior
O vereador André Piskorz, de Rebouças, visitou o deputado Artagão Júnior na última quarta-feira (26).“Sempre quando estou na Assembleia Legislativa faço questão de visitar o meu amigo deputado Artagão Júnior e toda a sua equipe”, disse o vereador.Na oportunidade, o vereador pediu atenção especial do parlamentar às demandas do município que tramitam nas secretarias de Estado.

­­Jogo de xadrez
Nos bastidores, a articulação política para as candidaturas a prefeito e vereadores, pensando nas eleições 2016 estão sendo feitas com afinco nos municípios do Centro Sul. Vários vereadores pretendem concorrer ao comando do Executivo.  Embora entre pretensão e candidatura, ainda haja muita água a passar embaixo da ponte.   Ex-vereadores e ex-prefeitos também estão na lista dos interessados no cargo majoritário de seus municípios. Chegou a era das pesquisas pré-eleitorais "fechadas", ou seja, feitas pelos partidos políticos e não divulgadas ao público. Também das conversas e estudos das possíveis coligações. É um verdadeiro tabuleiro de xadrez, onde as possibilidades são ponderadas.

Nova sigla
Dentre as possibilidades visualizadas pelos pretensos futuros candidatos está a mudança de partido. Aqueles que querem concorrer a prefeito ou a vereador e sabem que em seu partido atual há outros pré-candidatos mais fortes têm pouco mais de um mês para escolher uma nova sigla.

Reestruturação acelerada
A reestruturação do PSC continua acelerada. A cada semana, novos eventos de filiação são coordenados pelo presidente do Diretório Estadual, Ratinho Junior. O foco são os possíveis candidatos a prefeito e a vice-prefeito nas eleições 2016. Segundo Ratinho, o partido está sendo reorganizado em 350 municípios do Paraná e quer eleger mais de 80 prefeitos.  Em Irati, houve rumores de que o partido mudaria de comando, ou seja, deixaria estar com a família Lucas. Entretanto, os mesmos rumores deram conta de que não haverá mudanças. É esperar para ver.


Estudo para termoelétrica em União da Vitória
Um estudo sobre a viabilidade de criação de uma usina termoelétrica em União da Vitória foi discutido esta semana em Curitiba. O prefeito da cidade, Pedro Ivo (PT), apresentou o estudo ao  diretor de Desenvolvimento de Negócios da Copel, Jonel Nazareno Iurk, e para o deputado estadual, Hussein Bakri (PSC). No documento, o potencial dos municípios da região Sul em produzir madeira para a usina foi apontado.

Políticas Públicas para as mulheres serão discutidas

O I Encontro Temático de Políticas para as Mulheres acontecerá  em Irati no dia 09 de setembro. Organizado pela Secretaria Municipal de Bem Estar Social, o evento será na  Associação dos Servidores Públicos Municipais de Irati e deverá ter início às 8h 30min.