Política em Questão – Por Letícia Torres

A jornalista e diretora do Jornal Hoje Centro Sul, Letícia Torres traz aos leitores alguns dos principais acontecimentos da política.  (edição impressa 804 de 21/08/2015,)  

*Leticia Torres é graduada em jornalismo pela UEPG e pós-graduada em Sociologia Política pela UFPR.


Questionamentos a Herthel
O prefeito  de Rebouças, Claudemir dos Santos Herthel (PSDB), participou da sessão da Câmara Municipal na terça-feira (18). Na ocasião ele foi questionado pelos vereadores sobre a destinação dos recursos do orçamento municipal. Os edis contestaram, por exemplo, a realização de obras não essenciais, como rotatórias - o que tem gerado grande repercussão entre os reboucenses há várias semanas -  e o elevado investimento em iluminação pública nos trevos de acesso à cidade.  Para os vereadores, mais recursos públicos deveriam ser aplicados em saúde e cascalhamento das estradas rurais por onde passam os ônibus do transporte escolar.
Prefeito  de Rebouças,
Claudemir dos Santos Herthel

Questionamentos a Herthel II
Um dos momentos marcantes da sessão foi quando o prefeito de Rebouças disse que desconhecia a falta de dentista, medicamentos e exames no mini posto de Barro Branco. Os vereadores sugeriram que  ele ouça mais as solicitações dos integrantes da Câmara Municipal, que recebem as reclamações da população. Herthel prometeu que buscará maior proximidade com o Legislativo. Cumprirá ele o que disse ou é mais um promessa apenas lançada ao vento?



Abastecimento de água em comunidades rurais de Rio Azul

O prefeito de Rio Azul, Silvio Paulo Girardi (PSC), anunciou recentemente que as obras para o sistema de abastecimento de água nas localidades rurais de Pinhalzinho e Cerro Azul terão início em trinta dias. Girardi explicou que o atraso no cronograma inicial de execução das obras ocorreu porque não foi encontrada água na primeira perfuração do poço artesiano. Então foi necessário refazer o projeto de engenharia e rever os custos das obras.


Francischini tem algo a revelar?

O deputado federal Fernando Francischini (SD), ex-secretário de Segurança Pública do Paraná, foi indicado para ser o vice-líder da oposição na Câmara Federal nesta semana. No Paraná, Francischini teria dito a Esmael Morais que, em breve, vai contar que ordenou a ação da polícia militar contra os professores estaduais em 29 de abril. Terá ele algo de novo a revelar?

Acordo entre Unicentro e Universidade Polonesa
A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e a Kielce University of Technology farão um acordo de cooperação científica, educacional e tecnológica. O termo que estabelecerá a parceria entre a Unicentro e a universidade polonesa será assinado no próximo dia 25, às 19h30 no auditório Denise Stoklos.

Discussão da Lei Orçamentária de Irati
Uma audiência pública para a discussão da Lei Orçamentária Anual (LOA), Exercício Financeiro 2016, ocorrerá no dia 27 de agosto, às 19h, na Prefeitura Municipal de Irati. Através desta lei são planejadas as metas de investimento da administração para o próximo ano. Toda a comunidade pode participar da audiência e opinar.