Colégio São Pedro Canísio, de Irati, conquista mais uma vez o 1º lugar Regional no ENEM

Colégio São Pedro Canísio, de Irati, conquista mais uma vez o 1º lugar Regional no ENEM

Há exatos 30 anos, o Colégio São Pedro Canísio mantém um convênio com o Grupo Positivo. Desde então, a parceria tem concretizado a excelência no ensino da instituição. Prova disso, está na conquista do 1º lugar Regional no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), título que é atribuído ao Colégio desde o início da aplicação do exame, em 1998.

Dos 110 alunos que frequentam o ensino médio, 90% realizaram o teste, entre 2º e 3º ano. Os alunos do 1º ano não costumam realizar o exame, pois ainda não apreenderam a maior parte do conteúdo que é aplicado na prova. “No ensino médio, a vida dos alunos gira em torno de todo esse processo de avaliação para focar na universidade. Então a maioria dos nossos alunos já faz o vestibular no 2º ano, eles fazem testes vocacionais e os processos seletivos como o PAC da Unicentro, o PSS da UEPG, o PAS da UEM e da PUC, que duram os três anos do ensino médio”, explica a pedagoga do Colégio São Pedro Canísio, Patrícia Moravieski.

Para a diretora da instituição, Clair Kiatkoski Cavalim, o grande diferencial do colégio é a ênfase no conteúdo. “80% dos nossos alunos estão conosco desde os 3 anos de idade, portanto nós os acompanhamos durante toda a vida escolar e o trabalho que nós fazemos aqui é de insistir no conteúdo que eles precisam aprender desde a infância e isso é o nosso diferencial”, ressalta.

A pedagoga reforça o trabalho realizado desde a educação infantil. “O que nós colhemos no ensino médio não foi plantado só no ensino médio, foi plantado desde a educação infantil, ensino fundamental 1 e 2”. Segundo ela, a partir do ensino fundamental 2, do 6º ao 9º ano, os alunos já tem uma familiaridade com questões de vestibular, de processos seletivos e do ENEM.

Patrícia também reforça a importância do papel dos pais durante todo esse processo. “Nas reuniões que nós fazemos no início do ano, nós já reforçamos aos pais esse foco que é preciso ter nos processos seletivos, no Enem e no vestibular. A gente reconhece que os pais também precisam estar por dentro dessas orientações”, explica.

Além das aulas, os alunos do Colégio São Pedro Canísio trabalham com o Portal Positivo, uma plataforma que traz informações para ilustrar todo o conteúdo e conhecimento que eles recebem em sala de aula. No Portal o aluno pode tirar dúvidas e ter acesso às questões do vestibular, com gabarito. “Assim, o interesse que eles tem no mundo virtual é usado de forma pedagógica”, ressalta a pedagoga.
A escola também prepara informativos e coloca nas salas para que os alunos não percam as datas de nenhuma inscrição ou prova. O conteúdo que cai nos vestibulares também está nos informativos da escola.
Marina Ferreira Pereira está no 3º ano do ensino médio e pretende cursar Direito. A estudante, que já está aprovada no vestibular, afirma que o incentivo do Colégio São Pedro Canísio é muito grande. “Eles incentivam a gente de uma forma muito boa, fazendo simulados do ENEM e oferecendo material com as questões do ENEM”, explica.

A aluna do 3º ano do ensino médio, Maria Eduarda Dalazoni, pretende cursar Ciências Contábeis, mas já foi aprovada em Administração. Ela relata que muitas vezes o teste aplicado pelos professores é mais difícil que o próprio ENEM. “Dessa forma, a gente fica bem preparado pelo teste e chega no ENEM e consegue uma boa nota. No final do ano nós temos horários dedicados só ao simulado e uma vez por semana aulas específicas para tirar as dúvidas. Nós temos muitas aulas para tirar dúvidas e isso é muito importante”, reforça Maria Eduarda.

O colégio oferece aulas de assistência no período da tarde para aqueles alunos que tem dúvidas em matérias específicas. “Todos os alunos são convidados, mas alguns são convocados, no caso de alunos que estão com uma média baixa em determinada matéria. A assistência acontece do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio”, comenta a pedagoga Patrícia.

Segundo a diretora Clair, o colégio tem chegado muito próximo dos 100% de aprovação nos processos seletivos para as universidades. “É um ou outro aluno que não entra”, esclarece a diretora.

Para a aluna Maria Eduarda, o 1º lugar Regional no ENEM é um orgulho e um incentivo. “Isso motiva o aluno a estudar, as notas incentivam os alunos a fazer o teste já desde o 2º ano”.

A diretora Clair reforça que o título de 1º lugar Regional no ENEM traz uma imensa alegria para todos. “A gente passa uma vida aqui dentro da escola e os nossos alunos são como nossos filhos. Então, ficamos felizes com a alegria dos pais e com a conquista deles. Mesmo em um momento de nervosismo, porque não é fácil encarar uma prova, os alunos conseguiram um resultado que eleva cada vez mais a escola”, conclui a diretora.



Texto e fotos: Ana Paula Schreider / Hoje Centro Sul


Descrição: LOGOMARCA_PEDRO_CANISIOCOLÉGIO SÃO PEDRO CANÍSIO. EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL EENSINO MÉDIO

APROVADOS DO TERCEIRÃO - 2015


                       
001 Alysson Kulka                                                     Eng. Produção na Campo Real; Uniuv e PUC
002 André Stoklos                                                      Publicidade e propaganda na Campo Real
003 Beatriz Larissa Pedro                                          Eng. de Produção na Campo Real e Eng. Civil na PUC                    
004 Caroline Muller Ferreira                                      Arquitetura na Campo Real e Eng. Civil na PUC
005 Douglas Conrado Goy                                        Jornalismo( comunicação Social) na PUC
006 Eduarda Maria Rodrigues                                                Psicologia na Campo Real
007 Felipe da Silva                                                     Administração na Campo Real
008 Gabriel BarinCrovador                                        Direito na Campo Real                      
009 Guilherme Galvão                                              Eng. Civil na Uniguaçu
010 Henrique BernardinelliCansian                           Nutrição na Campo Real
011 Jefferson JenzuraKopp                                       Análise e desenvolvimento de Sistemas naUni-Curitiba       
012 Kesia Maria Mangoni Gonçalves dos Santos       Biomedicina na Campo Real
013 Lucas Krezanoski                                                           Direito             na Campo Real
014 Maria Eduarda Dalazoni                                     Administração na Campo Real
015 Marina Ferreira Pereira                                       Direito             na Campo Real          
016 Milena Lisbôa de Santa Clara                              Direito             na Campo Real                      
017 Mylena Caroline Sejanoski                                             Arquitetura na Campo Real e na UTP
018 Paulo Fernando Malanski                                                  Eng. de produção na Campo Real e Eng. Mecânica PUC
019 Pedro Augusto PedrozoBrandalise                                  Eng. de produção na Campo Real     
020 Murilo Marcos Czelusniak                                              Agronomia na Campo Real e na PUC
021 Gabriela Zenkevicz                                                         Medicina Veterinária  na Campo Real