Tecnologia auxilia no aumento da produtividade agrícola



Pesquisador da Embrapa comenta que o há de mais novo no sistema de cultivo é a integração entre lavoura e pecuária

Atualmente, o Brasil apresenta índices de desenvolvimento agrícola acima da média mundial, de acordo com o estudo da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O país também lidera a produtividade agrícola na América Latina e Caribe.

O agronegócio representa percentual relevante do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que representa a soma de todas as riquezas produzidas no país. Os números também são positivos nas vendas de produtos para outros países, especialmente para a China e os Estados Unidos.

Ao longo das duas últimas décadas, as pesquisas da Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa) têm aprimorado as tecnologias de cultivo minimizando os riscos de perdas da produção. Esses avanços são essenciais para o aumento da produtividade brasileira.

A rotação de culturas, o manejo adequado do solo, o controle integrado de pragas, controle químico de doenças e zoneamento agroclimático que dão suporte à produção, são algumas das técnicas aprimoradas.

Segundo Amélio Dall’agnol, pesquisador da Embrapa Soja, o que se percebe no estado do Paraná, e no Brasil como um todo, é um evidente crescimento da produtividade, apesar da diminuição na área de plantio. “Isso com certeza se deve à tecnologia, o Paraná já teve muitos agricultores que não conseguiram continuar porque não se adaptaram às novas técnicas desenvolvidas ao longo dos últimos 25 anos”, explica o pesquisador.
O pesquisador explica que o há de mais novo no sistema de cultivo é a integração entre lavoura e pecuária. “Durante um ano ou mais, o produtor investe na plantação, depois usa o terreno como pastagem e passa à pecuária. Essa alternância tem garantido grandes avanços, pois o solo passa pelo que chamamos de rotação de culturas e não perde seus nutrientes, otimizando a qualidade do produto”, relata.

O agricultor Sidnei Benski se
mantém sempre bem informado
No próximo dia 28, comemora-se o Dia do Agricultor. Para Amélio, o trabalhador rural deve se orgulhar, pois a agricultura é essencial para a economia do país. “O agricultor foi responsável pela transformação do Brasil, as propriedades que eram de subsistência passaram para a agricultura empresarial. Só no ano passado, a produção agrícola gerou R$80,3 bilhões para a economia brasileira”, conclui.

Máquinas agrícolas
Segundo o gerente da Valtra – Máquinas Agrícolas de Irati, Joathan Casar de Souza, a tecnologia de hoje está avançando com bastante rapidez com relação às máquinas agrícolas. “Hoje, o mercado disponibiliza tratores tracionados 4x4, Cabinados equipados com ar condicionado, motores cada vez menores e com mais potência, proporcionando mais economia de combustível, GPS guiados por satélite para uma melhor e perfeita precisão, assim como os pulverizadores que também são equipados com motor e GPS. As colheitadeiras com maior área de colheita com suas plataformas de corte cada vez maiores, e alguns implementos agrícolas também equipados com estas tecnologias”, explica Joathan.

O gerente comenta que o desenvolvimento das máquinas torna o trabalho mais ágil. “Assim, o produtor ganha mais tempo para que possa aumentar sua produtividade no mesmo espaço, visto que a terra para se produzir está ficando cada vez mais escassa”, conclui.

Ana Paula Schreider / Hoje Centro Sul