Moradores da localidade de Coxinhos, em Irati, comentam serviços realizados


Desde 2013 a Prefeitura Municipal de Irati vem realizando serviços para melhorar as  condições de tráfegos das estradas da localidade rural de Coxinhos

Coxinhos é uma das 77 comunidades rurais de Irati e possui aproximadamente 15 km de estradas. A  localidade  concentra  produtores agrícolas de vários segmentos, que têm sido contemplados com serviços de recuperação das estradas para o escoamento da produção agrícola desde o ano passado.
Em julho de 2014, a Secretaria de Viação e Serviços Rurais realizou melhorias em boa parte da extensão da comunidade. Foram feitos serviços de patrolamento, cascalhamento, limpeza de bueiros e atoleiros em pontos críticos do local. Além desses serviços, a Administração Municipal também inaugurou uma ponte toda em concreto no valor de R$ 216.296,42, com recursos do Governo Federal.
O ex-secretário de Viação e Serviços Rurais, Gerônimo Bianco, relembra os serviços que foram realizados na comunidade. “No ano de 2013 realizamos um serviço na primeira entrada que dá acesso até a antiga moradora Eva Denkivicz, pois a estrada se encontrava em uma situação precária. Já em 2014, pela primeira entrada, realizamos aproximadamente 2 km até o último morador Antônio Mudrei, que também é trecho da linha escolar. Além disso, construímos a ponte em concreto que há muito tempo a comunidade vinha nos solicitando e também o trabalho de conserto de pontos críticos de Coxinhos, melhorando assim o acesso para toda a comunidade”, relata Bianco.
Neste período, a recuperação da estrada foi realizada por máquinas da empresa Alta Vista e o trabalho foi supervisionado por funcionários do município. A empresa licitada cedeu o maquinário, combustível e o operador, cabendo ao município a indicação dos serviços a serem realizados. “Recebemos inúmeros pedidos de protocolo diariamente no Pátio de Máquinas e procuramos responder todos os questionamentos na medida do possível, pedimos para quem quiser verificar o trabalho realizado pela Secretaria de Serviços Rurais, para que nos procure que daremos todos os esclarecimentos ao cidadão”, conclui Bianco.
Moradores elogiam trabalho realizado
O morador Miguel Vítor Denkiévicz reside desde o início dos anos oitenta na comunidade de Coxinhos. “Os trabalhos aqui na nossa estrada estão ótimos, muito bom mesmo, pois por aqui transita o ônibus escolar e a estrada aqui é muito movimentada”, afirma o morador.
Os irmãos João de Oliveira e Hermínia Gurski, que residem há pelo menos quarenta anos em Coxinhos, também destacam os trabalhos de cascalhamento e a construção da ponte nova que, anteriormente, foi entregue à população. Eles ressaltam que as condições da ponte antiga eram precárias e, hoje, a ponte construída em concreto beneficia toda a comunidade. “Sem dúvida, os trabalhos aqui na nossa comunidade estão muito bons e há muito tempo nós não tínhamos um cascalhamento bom assim e uma ponte de concreto. Estou até sem palavras e só temos que agradecer à Prefeitura Municipal pelos serviços”, afirma Hermínia.
Outra moradora que também destaca a importância da edificação da ponte em concreto e do cascalhamento em Coxinhos e agradece às autoridades é Maria Mafalda Franco. “Ficou ótima a ponte que foi feita, já que a antiga era muito perigosa, pois as pessoas corriam risco de cair no rio. Agora estamos tendo um cascalhamento que está ficando muito bom. Agradecemos à Prefeitura, ao prefeito, aos vereadores e a todos os trabalhadores que estão colaborando com a recuperação da estrada”, ressalta Maria.
Para a moradora Luciane da Luz dos Santos Lau, que faz parte da equipe de cantos da igreja católica de Coxinhos, os serviços que estão sendo efetuados são muito bons e de qualidade. “Acredito que está sendo muito bem feita a parte do cascalhamento e nós gostaríamos de agradecer à Prefeitura Municipal de Irati em nome de toda a nossa comunidade, pois os trabalhos estão sendo bem feitos, sendo que com essa qualidade, aqui não acontecia há muito tempo”, avalia Luciane.
Antonio Mudre, também morador de Coxinhos relembra os serviços que foram feitos. “A prefeitura fez um trecho no ano passado, no mês de julho. O transporte escolar vinha pegar os alunos aqui, mas a condição das estradas era precária e depois disso a estrada está melhor. Daqui de casa até a ponte foi feito o serviço num trecho de 2 km”, conta.


Serviços atendem todas as comunidades rurais
A Prefeitura Municipal de Irati, através da Secretaria de Serviços Urbanos e Secretaria de Serviços Rurais, realiza diversos serviços em todos os  999,51 Km² de extensão territorial do município. Desde 2013, a gestão do prefeito Odilon Burgath vem efetuando a manutenção em diversas estradas da cidade. Desde recape asfáltico nas ruas do município até grandes e históricas obras, como a pavimentação asfáltica da estrada que liga Irati a Gonçalves Junior.
A grandiosidade territorial do município abrange 77 comunidades rurais, sendo que a atual administração busca contemplar a população com serviços adequados e de qualidade.



 “Ficou ótima a ponte que foi feita. Agora estamos tendo um cascalhamento que está ficando muito bom. Agradecemos ao prefeito, aos vereadores e a todos os trabalhadores que estão colaborando com a recuperação da estrada”, Maria Mafalda Franco.
 
“Os trabalhos aqui na nossa estrada estão ótimos, muito bom mesmo, pois por aqui transita o ônibus escolar e a estrada aqui é muito movimentada”, Miguel Vítor Denkiévicz


Redação/Hoje Centro Sul e Assessoria PMI