Corpo de Bombeiros realiza Semana de Prevenção Contra Incêndios

As atividades são em comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro, em 02 de julho


Nesta semana, do dia 29 de junho a 03 de julho, o Corpo de Bombeiros do Paraná desenvolve a Semana Nacional de Prevenção contra Incêndios e Pânico. O evento ocorre todos os anos na semana que cai o dia 02 de Julho – Dia Nacional do Bombeiro. Durante a semana são intensificadas as atividades de visitação ao quartel, ações prevencionistas, como palestras, simulados, operações e vistorias. “Nesta semana foi iniciada instruções para os bombeiros na questão de aprimoramento de novas técnicas e novos equipamentos utilizados no combate a incêndio e os materiais que são utilizados como proteção passiva e ativa nas edificações. Estas instruções serão ministradas durante o ano e vários assuntos serão abordados, em cada semana será abordado temas diferentes, dando continuidade aos treinamentos que os bombeiros fazem durante a sua formação”, explica a 1ª Tenente do Corpo de Bombeiros de Irati, Carla Spak.
Em 2015, além das atividades já realizadas todos os anos haverá também uma exposição no Espaço Cultural 09 de Abril, na Prefeitura Municipal de Irati, onde serão expostos materiais, equipamentos, além da mostra de vídeos institucionais das ações realizadas pelo Corpo de Bombeiros em Irati e no Estado.
Segundo Carla, a importância desta semana está em reforçar os cuidados que devemos ter em casa, com as crianças e como nos comportar dentro das edificações. “Nem sempre as pessoas pensam em prevenir um sinistro. As pessoas não estão acostumadas a prestar atenção onde ficam as saídas de emergências, se elas estão sinalizadas. Dessa forma, divulgamos algumas dicas para cada vez mais pessoas aprendam estes conceitos”, comenta Carla. Segundo a Tenente, as portas do Quartel estão abertas para que a comunidade possa visitá-los e também aprender um pouco mais sobre a atividade.
Dos dias 29 de junho a 01 de julho, o Quartel do Corpo de Bombeiros de Irati estará aberto a partir das 9h para visitação pública e exposição de materiais. No dia 02, quinta-feira, às 9h acontece a execução da canção “Soldado de Fogo”, o Hino do Bombeiro. Logo após, será aberta a exposição de materiais com exibição de vídeos do Corpo de Bombeiros no Espaço Cultural da Prefeitura Municipal de Irati, esta exposição vai até o dia 09 de julho e a visitação é aberta a partir das 9h30.
Dia Nacional do Bombeiro
A história da formação dos Corpos de Bombeiros no país começa no século XVI, com a vinda da Família Real Portuguesa ao Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro.
Na época, quando havia um incêndio na cidade, os bombeiros eram avisados por três disparos de canhão, partidos do morro do Castelo, e por toques de sinos da igreja São Francisco de Paula, correspondendo o número de badaladas ao número do lugar onde se verificava o sinistro. Assim, os homens corriam para os aguadeiros e a população fazia aquela fila quilométrica, passando baldes de mão em mão, do chafariz até o incêndio.
Os primeiros bombeiros militares surgiram na Marinha, devido os riscos de incêndio nos antigos navios de madeira. A denominação de bombeiros deveu-se a operarem principalmente bombas d’água, dispositivos rudimentares em madeira, ferro e couro.
No ano de 1856, quando o Imperador Dom Pedro II preocupado com o grande perigo de incêndios na capital do Brasil na época, o Rio de Janeiro instituiu por meio do Decreto Imperial nº 1775, datado de 02 de julho de 1856, o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte no Rio de Janeiro, sendo este considerado o primeiro serviço de extinção de incêndio em todo país, data em que é comemorado o Dia Nacional do Bombeiro e a semana de prevenção a incêndios, instituídos pelo Decreto Federal nº 35.309 de 02 de abril de 1954.
Corpo de Bombeiros do Paraná
A história do Corpo de Bombeiros do Paraná surge com a Sociedade Teuto-Brasileira de Bombeiros Voluntários, em Curitiba. Fundada pelo então presidente da Província Paranaense, Carlos Cavalcanti de Albuquerque, em 1882. A Sociedade visava satisfazer a necessidade da população paranaense em combater o fogo, porém, somente após 30 anos, no dia 08 de outubro de 1912, lhe foi concedida autonomia. Assim surge o Corpo de Bombeiros do Paraná, após a leitura da ordem do dia, realizada pelo Major Fabriciano do Rego Barros, primeiro Comandante da corporação.
Corpo de Bombeiros de Irati
O Corpo de Bombeiros de Irati teve seu Destacamento criado em 08 de dezembro de 1948, em consequência da visita do governador do Estado do Paraná, Sr. Moisés Lupion, por ocasião da Festa do Trigo, em Irati.
Em 12 de setembro de 1949, foi oficialmente inaugurado o Destacamento do Corpo de Bombeiros de Irati, sendo constituída uma Guarnição formada por um 3º Sargento, dois soldados e uma viatura caminhão Ford, ano 1940, que passou a pertencer a Prefeitura Municipal.

Corpo de Bombeiros dá dicas de prevenção a incêndios:
Extintores de Incêndio
- Você sabia que um extintor pode evitar um incêndio em um grande edifício ou em uma grande indústria, ou até mesmo em sua casa?
Sim, ele pode sim, pois os grandes incêndios antes de se tornarem grandes foram pequenos princípios de incêndio, assim o uso do extintor adequado pode sim evitar um grande incêndio, e, portanto, evitar um grande prejuízo ao patrimônio e a vida.
É por isso que o Corpo de Bombeiros cobra a presença de extintores nos estabelecimentos comerciais, nas instituições, escolas, locais de reunião de público e outros.
Iluminação de Emergência
- Você sabe o que é Iluminação de Emergência?
São lâmpadas instaladas no ambiente que se acendem de forma automática na ausência da energia elétrica da rede da prestadora do serviço. Isso mesmo, quando falta energia da rede, é nesse momento que elas se acendem, dessa forma você não ficará no escuro e poderá facilmente deixar o ambiente em segurança,se for necessário.
Saída de Emergência
Saída de emergência é rota de fuga da edificação, ou seja, é o caminho a ser percorrido pelo ocupante de uma edificação, sendo constituído por escadas, corredores e portas que são planejadas em suas dimensões e características físicas para que os ocupantes possam deixar o interior da edificação em segurança.
Quanto às dimensões, as saídas de emergência são estabelecidas para que a maior lotação possível de um ambiente possa ser evacuada em até um minuto. Isso mesmo, o número de portas e suas dimensões devem possibilitar o abandono de todas as pessoas que estão presentes na edificação em até 01 minuto.
Quanto às características físicas, as saídas de emergência são pensadas para que ofereçam um caminho seguro: devem estar sinalizadas, serem incombustíveis (ou seja, não devem possibilitar a passagem do fogo) e/ou resistentes ao fogo, possuírem pisos antiderrapantes, e sem qualquer obstrução no caminho.
Sinalização de Emergência
A sinalização de emergência são placas afixadas no ambiente para orientar o ocupante que busca deixar o local. A Sinalização de Emergência procura evidenciar o caminho a ser percorrido até se chegar ao lado externo da edificação. Há também as que procuram sinalizar a presença de equipamentos de combate a incêndio, como por exemplo, extintores, alarmes, hidrantes e outros.
Prevenção
- Todas as medidas de segurança comentadas anteriormente são objetos da vistoria de fiscalização do Corpo de Bombeiros nos estabelecimentos comerciais e industriais. Dessa forma, trabalha-se em uma concepção prevencionista, evitando que um incidente ocorra, e conseguinte suprimindo danos materiais e, sobretudo, danos à vida. Apesar de toda a prevenção, é possível que ocorra um ou outro incidente, entretanto, se ocorrer ele será amplamente amenizado pela prevenção estabelecida naquele local.

Dicas de Segurança contra Incêndios em casa:
*Quando não estiver utilizando gás verifique se os registros estão bem fechados.
*Ao sentir cheiro de gás num ambiente, cuidado; não acenda ou apague luzes, não risque fósforos, abra imediatamente portas e janelas para arejar.
*Acabando de fumar, apague completamente o cigarro em cinzeiro e, nunca em lixeiras.
*Antes de sair de casa adquira o hábito de verificar se está esquecendo alguma panela no fogo, eletrodomésticos ligados, principalmente ferro de passar roupa.
*Instale o seu botijão fora da cozinha em local ventilado procurando usar tubulações metálicas.
*A sobrecarga do sistema elétrico provoca superaquecimento e pode ocasionar um incêndio. Evite ligar vários aparelhos numa mesma tomada. Não use benjamins – “T”.
*Não fume na cama, o sono não espera o cigarro apagar.
*Use espuma de sabão para testar vazamentos. Cuidado ao lidar com álcool, gasolina, solventes, aerossóis, nunca subestime os inflamáveis.
*Não deixe crianças sozinhas em casa e, nunca trancadas.
*Não acumule lixo nem guarde panos impregnados com cera. Graxa, óleo, gasolina, etc. Isso pode causar um incêndio.


Ana Paula Schreider / Hoje Centro Sul com informações da Assessoria Corpo do Bombeiros de Irati

Fotos: Arquivo/ Hoje Centro Sul