Ato Cívico ocorreu em comemoração aos 108 anos de Irati


Missa e show estão confirmados para a noite de hoje (15)



Nesta quarta-feira, 15, o município, comemora 108 anos de emancipação política e para marcar a data de aniversário, diversas atividades foram programadas. Na manhã de hoje (15), ocorreu o Ato Cívico, com hasteamento da bandeira do Brasil, na Praça da Bandeira no centro da cidade. 

Durante a noite haverá uma missa de ação de graças na Paróquia São Miguel, às 19h e às 21h o grande show nacional com a presença da dupla Maria Cecília e Rodolfo.

A emancipação do município ocorreu em 15 de julho de 1907. Por indicação de lideranças políticas, assumiu o executivo municipal, nesta data, como primeiro prefeito de Irati, o coronel da Guarda Nacional Emílio Batista Gomes, sendo Benedito de Moraes o primeiro presidente da câmara.

Em 1908, assumiu o primeiro prefeito eleito pelo povo, o também coronel Antônio Teixeira Sabóia.  Atualmente o Poder Executivo Municipal é representando pelo prefeito eleito Odilon Rogério Burgath, o vice-prefeito Oscar Renato Berger e o Poder Legislativo Municipal pelo vereador Vilson Menon, atual presidente da Câmara Municipal.

Desde 1907 até os dias de hoje, os 108 anos de história foram escritos e construídos pelo povo de Irati.

“Em todo tempo de emancipação política olhamos para trás e percebemos o quão grande é o legado de todos que contribuíram para a construção da nossa Pérola do Sul, nossa Irati. Olhamos para o presente e verificamos que através do trabalho e da luta diária, construímos uma nova história a cada dia”, destaca o prefeito Odilon Burgath.






Programação de aniversário
Dia 15/07/2015
 Missa de ação de graças
Local: Paróquia São Miguel
Horário: 19h

Show nacional com Maria Cecília e Rodolfo
Local: - Rua da Cidadania – Frei Jaime
Horário: 21h


Texto e fotos: Assessoria PMI