Politica em Questão

Por Letícia Torres - ( edição 788 de 24/06/2015)



Atleta é homenageado
Na noite de segunda-feira (22) de junho, na Câmara Municipal de Irati, o atleta iratiense Henrique Strassmann Laskoski e seu professor Leandro Bugay receberam Moção de Aplausos. A homenagem foi devido ao título conquistado por Henrique no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu de 2015, disputado na cidade de Barueri, em São Paulo. O proponente da Moção foi o vereador e professor de Educação Física Helio de Mello.

Eleições diretas
Em Irati, a eleição direta para diretores das escolas municipais agora é lei. Os interessados em ocupar o cargo poderão se candidatar e ser votados pelos pais e comunidade escolar. Cada diretor ficará na coordenação do processo político-pedagógico-administrativo da escola por três anos. E os primeiros diretores eleitos deverão assumir em 2016. Em breve a Secretaria Municipal de Educação divulgará as datas e normas para o pleito.

Eleições diretas II
Um dos grandes defensores das eleições diretas para o cargo de diretor escolar foi o professor José Maria Orreda. Com certeza, ele influenciou a equipe da atual  administração iratiense, quando da elaboração do Plano de Governo do prefeito Odilon Burgath. Agora esta meta do Plano de Governo se concretiza e é considerada um marco para a educação em Irati.  Isso, porque será o fim das especulações políticas em torno do cargo de diretor de escola da rede municipal de ensino.   

Preocupação ou "média" com o governo?
Rebouças foi o único município do Centro Sul a ceder o transporte escolar para a reposição de aulas nos sábados. Preocupação com os alunos ou tentativa do prefeito Claudemir Herthel (PSDB) de fazer "média" com o governo do estado? Pelo que é de conhecimento geral, Rebouças  não está em condições financeiras melhores que todos os demais municípios para tal dispêndio.  E vale lembrar que para conseguir recursos junto ao governo, mais importante do que fazer "média" é preciso fazer bons projetos técnicos.

Plano Safra 2015/2016
O  lançamento do Plano Safra 2015/2016 voltado à Agricultura Familiar brasileira acontecerá através de web conferência, no dia 07 de julho. Com a tecnologia, simultaneamente, diversos municípios terão acesso às informações relativas ao fomento do setor agrícola. Em Irati, Sindicato dos Trabalhadores Rurais é uma das entidades que está à frente do evento.  O Plano Safra 2015/2016 poderá ser conhecido  das 13h30 às 17h30, na Câmara Municipal, onde a web conferência será transmitida.

Novos cargos
Três cargos serão criados pela Câmara Municipal de Irati para assessoria em informática, assessoria jurídica e assessoria administrativa. Neste dia 22, em sessão ordinária, o projeto  de resolução que define os cargos foi aprovado. Espera-se que, com isso, os vereadores tenham mais suporte para a elaboração e discussão de leis e que a transmissão on line, ao vido,  da sessão do Legislativo ganhe melhor qualidade. 

Olimpíada de Robótica em Irati

Irati sediará a Fase Regional da Olimpíada Brasileira de Robótica nos dias 03 e 04 de julho. Na noite de sexta-feira (03), a partir das 19 horas, ocorre a abertura do evento e no  o sábado (04), a partir das 8 horas, acontecem as disputas envolvendo robôs criados por 50 equipes de várias cidades do Paraná. As atividades serão no Ginásio Municipal de Esportes Agostinho Zarpellon Júnior (Batatão) e a entrada é franca. O Instituto Federal do Paraná, campus Irati, é um dos organizadores do evento.