Distribuição dos carnês de IPTU ainda não ocorreu em algumas cidades da região

 A entrega dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que normalmente ocorria nos primeiros meses do anos, em 2015 atrasou ou teve sua programação alterada em vários municípios da região Centro Sul. Dentre eles, está Rebouças, que só iniciará a distribuição no próximo dia 15, Irati que pretende começar a cobrança no mês de julho e Teixeira Soares, que tem o vencimento da primeira parcela para o dia 10 de junho. Já em outras cidades, como Fernandes Pinheiro e Rio Azul, a entrega dos carnês ocorreu no primeiro trimestre do ano. Confira como está a situação da distribuição dos carnês de IPTU em diversos municípios da região:

Teixeira Soares
Segundo o fiscal tributário Darcísio Urnau e o auxiliar administrativo José Lúcio Skolimoski, responsáveis pelo departamento de Tributação da Prefeitura Municipal de Teixeira Soares, este é o terceiro ano consecutivo que os carnês de IPTU terão vencimento para o dia 10 de junho. “Pensamos em fazer isso, porque no início do ano há muitas contas para pagar. Então, é uma forma de dar uma folga para os nossos moradores. Para esse ano, tudo está dentro do programado”, afirma Darcísio. Os responsáveis ainda ressaltam que os munícipes deverão retirar os carnês diretamente na prefeitura.

Fernandes Pinheiro
Em Fernandes Pinheiro, o recolhimento do IPTU já está chegando ao fim. O fiscal tributário José Luis de Lima explica que os carnês começaram a ser entregues em janeiro e o imposto pôde ser parcelado pelos contribuintes em até 6 vezes. “Nós sempre começamos a mexer com isso em dezembro, para poder entregar tudo em janeiro. Na parte da distribuição, nós contamos com ajuda para entregar os carnês”, comenta. O fiscal ainda destaca que o sistema de entrega deve ser modificado no próximo ano. “Tivemos alguns problemas com as pessoas que estavam nos auxiliando. Em algumas residências em que há dívidas com o IPTU, os moradores soltavam os cachorros para cima dos voluntários e eles não conseguiam fazer a entrega”, relata.

Rebouças
O responsável pelo departamento de Tributação da Prefeitura Municipal de Rebouças, Giovane Afonso Vieira Lopes, afirma que a distribuição dos carnês de IPTU deve começar no próximo dia 15. “Os boletos ainda estão na gráfica, mas tudo está dentro da programação. No ano passado, nós já optamos por realizar a distribuição dos carnês nesse período, então, preferimos seguir um padrão”, diz. Segundo ele, o departamento de tributação ainda não definiu como será realizada a entrega dos carnês de IPTU de 2015.

Rio Azul
Em Rio Azul, a entrega dos carnês do IPTU foi finalizada em março. A assistente administrativa Rozilda Serraz Zipiela explica que a distribuição dos carnês de IPTU é regulamentada pela Lei Municipal nº 079/98 (Código Tributário). “Seguimos tudo o que está na lei do município, que prevê que o vencimento deve ser em março. Toda a entrega foi tranquila. Foram os próprios moradores que vieram pegar os carnês aqui na Prefeitura”, conta.

Prudentópolis
No município de Prudentópolis, a entrega dos carnês aconteceu pelos Correios, em abril. Os boletos que não puderam ser entregues, devido à falta de atualização do endereço, ficaram retidos na sede dos Correios, para retirada posterior. A assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Prudentópolis explica que houve uma campanha para que os moradores fossem retirar os boletos que não puderam ser entregues e para que os munícipes atualizassem seus cadastros junto à Prefeitura. A assessoria ainda ressalta que a distribuição dos carnês é regulamentada pelo Decreto nº 428/2014.

Imbituva
Por telefone, a responsável pelo departamento de Tributação da Prefeitura Municipal de Imbituva disse que a distribuição dos carnês foi concluída em março. Ela não forneceu mais nenhuma informação, sob a alegação de que “é desnecessário falar sobre o assunto no momento". A funcionária pública acredita que qualquer divulgação, no momento, não tem sentido [apesar de muitos municípios da região ainda estarem entregando os carnês, o que foi informado a ela pela equipe do Jornal Hoje Centro Sul].

A mesma funcionária disse que não deveria sequer ser publicado o seu nome e afirmou: "O tema só deve ser divulgado, novamente, no início da distribuição do próximo ano”.

Irati
Segundo o Secretário Municipal da Fazenda, Luiz Valdir Slompo de Lara, a distribuição dos carnês do IPTU foi segurada devido a irregularidades que estão sendo verificadas no cadastro técnico. “Por exemplo, algumas casas que no cadastro conta como 60m², na verdade têm 100m² e por isso nós estamos atualizando o georeferenciamento para então distribuir os carnês”, explica Slompo.
Segundo o secretário, os carnês serão distribuídos no mês de julho. “Este foi um pedido do prefeito municipal para aliviar o bolso da população, devido às taxas cobradas no início do ano, é uma forma do munícipe até conseguir pagar sem parcelamento, se preferir”, explica.

 Kyene Becker/Hoje Centro Sul