Celebração de Corpus Christi relembra a presença de Cristo na eucaristia

As comemorações da festa católica de Corpus Christi começam nesta quinta-feira (4). As paróquias de Irati já estão preparadas para montar os tradicionais tapetes de serragem colorida e celebrar a presença de Cristo na eucaristia.

Rafael Obrzut/Arquivo Hoje Centro Sul
A festa católica de Corpus Christi – que significa Corpo de Cristo – foi instituída no século XIII, pelo papa Urbano IV, como forma de evidenciar ainda mais a presença de Cristo no ritual da eucaristia. O diácono da paróquia Nossa Senhora da Luz, Rubens José Lopes, explica que a data surgiu quando um sacerdote começou a duvidar da presença real de Cristo no momento da eucaristia. “Ele tinha dúvidas sobre isso e após a consagração do corpo e sangue de Cristo, a hóstia ficou embebida em sangue. Essa foi a manifestação de Cristo no momento”, afirma.

O diácono ressalta que a comemoração é uma forma de relembrar que Cristo sacrificou sua vida por nós. “Ele deu seu sangue e seu corpo por nós. Estes também são alimento e estão presentes no momento da eucaristia, sendo representados pela hóstia e pelo vinho. Portanto, celebrar a festa é celebrar a vida de Cristo em nós”, diz. Rubens destaca que a eucaristia significa um compromisso direto entre Deus e seus discípulos. “Praticar a eucaristia é uma forma de purificar internamente. Muitos anos atrás, os participantes da igreja faziam o que queriam durante a semana e, no domingo, faziam os mais diversos tipos de sacrifícios e pediam perdão. Era um compromisso vazio, as pessoas não faziam isso de coração, se purificavam apenas externamente. Com a eucaristia, seu compromisso é diretamente com Deus, você não só lembra como faz novamente a partilha do corpo e do sangue de Cristo em todas as celebrações, relembrando quem se sacrificou por você”.

A tradição de montar tapetes com serragens coloridas na manhã da festa de Corpus Christi também tem significado religioso. Segundo o diácono da paróquia Nossa Senhora da Luz, preparar os longos tapetes é uma forma de mostrar o que trazemos em nossos corações. “Com esse ato, além de prepararmos os caminhos para o senhor, também estamos preparando o coração para receber Jesus e mostrando o que há de bonito em nossos corações. Ou seja, não é simplesmente montar algo bonito só por montar”, completa. Durante a celebração de Corpus Christi, o padre costuma passar pelo tapete com a hóstia elevada.

Religiosidade e feriado
A festa de Corpus Christi faz parte do ciclo pascal e é sempre realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. O dia de Pentecostes ocorre 50 dias após o domingo de Páscoa.

Por ser uma celebração que sempre acontece na quinta-feira, muitas instituições acabam estendendo o feriado. A estudante e ex-catequista Eva Maria Nascimento de Jesus conta que pretende participar das comemorações da igreja, mas também aproveitará o feriado estendido para descansar. “Quero participar da procissão desse ano, é muito bonita, mas não é todo ano que eu vou. Além disso, nos outros dias, pretendo ver séries e dormir bastante”.

Já a engenheira florestal e estudante de pós-graduação Fernanda Rocha pretende passar o feriado estudando e se divertindo com os amigos. “Eu tenho minhas crenças e acredito em Jesus, mas não sigo nenhuma religião. Faço minhas orações diárias, porém não sigo feriados. Esse será mais um dia normal, ou seja, vou aproveitar para estudar e reunir os amigos. Em outros feriados religiosos, faço as mesmas coisas. Não costumo participar dessas celebrações de feriados na igreja. Creio que o único feriado religioso que eu realmente participo é o Natal, porque na minha família é tradição”, finaliza.


Kyene Becker/ Hoje Centro Sul