Projeto leva voluntários ao asilo Santa Rita

Na quarta-feira, dia 13, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) organizou um dia de ação social no Asilo Santa Rita, em Irati. A ação aconteceu através do curso Mulher Atual, ofertado pelo Senar.  Na ação, estiveram envolvidas mais de 40 mulheres das comunidades rurais de São João do Triunfo e São Mateus do Sul, “a ação aconteceu aqui em Irati, pois nas duas cidades não tem asilo”, fala a instrutora do projeto, Caren Kelli Jenczmionki.


Raphael Gierez/Hoje Centro Sul

 A atividade foi da manhã até o meio da tarde e envolveu diversas atividades com os residentes do local, principalmente as mulheres, que tiveram unhas pintadas e maquiagem, almoço organizado pelos voluntários do projeto e uma tarde festiva, com música ao vivo e dança. Além disso, os participantes do projeto também trouxeram algumas coisas para a instituição, como fraldas geriátricas e alimentos.

Essa ação social faz parte de uma das etapas do curso, “na oitava aula as alunas tem que fazer o desenvolvimento de alguma ação social e, em uma ideia que partiu delas, escolheram fazer um dia de animação para algum asilo”, explica Caren. Segundo uma das voluntárias, Ana Maria Maciel, ninguém se arrependeu da ideia, já que a atividade foi satisfatória, “todo mundo gostou, nós e os idosos que moram aqui, fica marcado pra gente esse dia, é a minha primeira vez fazendo uma ação como essa, espero que outros dias como esse aconteçam no futuro”.

Outra pessoa que pela primeira vez visitava a instituição era Romilda Lopes, coordenadora do clube de mães da área rural de São Mateus do Sul e que trabalha em parceria com o projeto da Senar, que se diz surpresa com a estrutura do local. “Por nunca ter visitado, acreditava que era algo diferente, chegando aqui vi como o lugar é limpo, bem cuidado, os idosos são tratados com carinho, é um aprendizado que a gente leva para a vida”, fala Romilda, que também vê o dia como uma data de troca de experiências onde todos saem felizes.

O curso
O curso Mulher Atual é o único projeto com foco exclusivo nas mulheres da área rural ofertado pela Senar. Durante o projeto, as mulheres, além das ações sociais, recebem diversas lições para melhorar a qualidade de vida, como aulas de empreendedorismo e sobre cuidados relacionados à propriedade que moram, “a gente tenta colaborar para que as mulheres se tornem mais independentes dentro da área onde vivem, inclusive na questão econômica, que passem a colaborar no controle de contas, entre outras coisas”, fala Caren.
Outro ponto positivo destacado pela instrutora do projeto é como a disposição das mulheres aumenta após começarem a participar do Mulher Atual, “há inúmeros casos de mulheres que viviam isoladas, tristes, as vezes até com depressão e após passarem a integrar o projeto, mudam, ficam mais felizes, mais participativas, e a ação no asilo é uma prova disso”.


Raphael Gierez/Hoje Centro Sul