Presidente da Amcespar faz balanço dos primeiros 4 meses de mandato

A presidente da Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar) e prefeita do município de Guamiranga, Telma Regina Bilouws Fenker, em entrevista para o Jornal Hoje Centro Sul, na segunda-feira (25), comentou os trabalhos realizados pela Amcespar desde o final de janeiro, início de seu mandato como presidente da instituição.

Arquivo Hoje Centro Sul
Segundo a prefeita de Guamiranga, o levantamento da situação financeira da Associação ainda está em andamento. “Nós ainda estamos nos interando da atual situação da Amcespar. Também já começamos a realizar modificações na estrutura física e pessoal da instituição, visitas aos municípios e iniciamos a traçar metas de trabalho. Acredito que estamos no caminho certo para fortalecer o grupo”, completa.

Entre as mudanças já estabelecidas está a alteração no sistema de reuniões. “Estamos fazendo mais encontros fechados e discutindo mais temas sobre as prefeituras, algo mais interno. Mas algumas discussões das reuniões continuam abertas ao público e podem ser acompanhadas, como sempre aconteceu”, explica Telma.

A respeito dos resultados obtidos até o momento, Telma destaca que os prefeitos da região Centro Sul do Paraná tiveram, recentemente, reuniões com deputados estaduais e federais, e com o Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, onde puderam apresentar reivindicações de seus municípios. “Os prefeitos se encontraram na reunião da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP) e lá puderam conversar com alguns deputados sobre as reivindicações de seus municípios. A conversa foi produtiva e acho que teremos grandes conquistas para a região”, afirma.

Além disso, segundo ela, os prefeitos também tiveram a oportunidade de conversar sobre a vinda de novas indústrias para a região. “Realizamos uma reunião com o presidente da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP) e os representantes dos municípios puderam trazer reivindicações e assinalaram a vontade e disposição de trazerem novas indústrias para a região. O presidente da FIEP também ressaltou que há interesse de diversas indústrias se instalarem na região Centro Sul do Paraná”, ressaltou Telma.

A presidente da Amcespar ainda ressalta que os municípios estão tendo dificuldades para desenvolver novos projetos. “O Fundo de Participação dos Municípios foi reduzido, então, os prefeitos ainda estão se adaptando a nova realidade. Porém, é algo que está causando dificuldades para a execução de projetos e solução de problemas”.

Problemas e soluções
Alguns problemas comuns aos municípios da região Centro Sul também devem começar a ser discutidos em busca de soluções. “Hoje, os municípios enfrentam problemas recorrentes, como problemas no transporte escolar, nos hospitais de caridade e em outras áreas. Estamos procurando soluções, por meio de conversas, ideias e projetos”.

Atualmente, uma das situações a ser resolvida nos municípios da região são os focos de dengue. Segundo a presidente da Amcespar, uma reunião com a 4ª Regional de Saúde está programada para quarta-feira (27) para debater o assunto. Ainda na área da saúde, algumas cidades enfrentam problemas com seus hospitais. “Fizemos uma reunião recentemente para falar sobre questões da saúde na região, mas esse assunto acabou ficando fora da pauta. Creio que iremos discutir o tema mais pra frente”, ressalta Telma.

Segundo a presidente, a pauta que mais obteve avanços nas discussões foi a questão do transporte escolar. “Esse é um problema bastante recorrente nos municípios. Procuramos resolver a questão do transporte escolar municipal e, agora, estamos discutindo a situação do transporte escolar estadual. Já enviamos um ofício, solicitando ao Estado, a reposição de ônibus para as crianças e os jovens”, finaliza.



Kyene Becker/Hoje Centro Sul