Política em questão

Estudos para adequar o Aterro Sanitário de Irati

Um estudo completo da situação do Aterro Sanitário de Irati foi realizado por técnicos de uma empresa contratada pela prefeitura. O estudo foi apresentado ao prefeito Odilon Burgath (PT) na segunda-feira, dia 11. "Com essa etapa concluída,  temos o projeto técnico e segurança  para atuar nas  intervenções necessárias na área do Aterro Sanitário com todo o aparato de especialistas que indicam a concepção técnica  para  a continuidade do aterro nesta área pelos próximos anos", ressaltou o prefeito. De acordo com o estudo, os investimentos necessários para adequar o aterro segundo o que dispõe a Lei Federal 12305/2010 são da ordem de R$ 2,5 milhões.



Ponte é construída em Inácio Martins

Uma nova ponte foi construída em Inácio Martins, para atender moradores das localidades Mingucho e Faxinal dos Rodrigues, no Matão. De acordo com o prefeito municipal Marino Kutianski (PSDB), os relatos da população indicam que, por mais de 10 anos, essas localidades foram esquecidas. As crianças tinham dificuldade para chegar à escola devido a passarela improvisada que existia sobre o rio. Agora, a nova ponte de madeira facilitará a vida dos inácio-martinenses.

Equipamentos para os agricultores

Antonio Galdino França Júnior (PMDB), prefeito em exercício de Rio Azul, participou recentemente de uma reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, em que estiveram presentes vários presidentes de associações de agricultores de Rio Azul. Na ocasião, foi debatida a forma como serão entregues equipamentos (roçadeiras, distribuidores de calcário e conchas, dentre outros) aos produtores rurais.   Optou-se pela formação de seis núcleos, por região, para usufruir dos equipamentos comprados pelo Município com recursos federais.

Abaixo-assinado

Ainda durante a reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Rio Azul, foi entregue ao prefeito em exercício um abaixo-assinado referente às duas motoniveladoras paradas no pátio da prefeitura - adquiridas em licitações com indícios de fraudes e, atualmente, sem condições de uso. Segundo o professor Júnior, há um reclame dos agricultores, que necessitam de manutenção constante nas estradas.  Ele afirma que o abaixo-assinado será enviado ao Ministério Público, junto com uma denúncia. "Para que analisem se este dinheiro vai retornar aos cofres públicos, se vamos vender as patrolas. É um prejuízo enorme", afirma Júnior.

Comissão de Ética é eleita

Depois da aprovação do Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Irati,  na sessão deste dia 11 houve a  eleição dos membros da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar. Apenas um chapa se inscreveu. Formam a comissão: Amilton Komnitski – presidente; Rafael Felipe Lucas – secretário e Alceu Hreciuk – membro.  O mandato teve início nesta semana e vai até 31 de dezembro de 2016.

Por Letícia Torres/Hoje Centro Sul