Fiel tem início e inaugura Rua da Cidadania

Ana Paula Schreider/Hoje Centro Sul
Segundo a Prefeitura Municipal, a Rua da Cidadania – Frei Jaime é um espaço destinado à vida cultural, bem como lazer e encontro das pessoas. Para o prefeito de Irati, Odilon Burgath, nada melhor que um evento literário como a Feira Iratiense Estudantil do Livro (Fiel) para inaugurar o espaço. “Esse espaço foi pensado justamente para eventos como esse, um evento tão importante nos dias de hoje em que nós precisamos disseminar a cultura, compartilhar o conhecimento e a Rua da Cidadania foi pensada para a cultura, para o turismo, para a educação”, diz o prefeito.

 Neste ano, a feira trouxe mais atividades do que nas edições anteriores, com o espaço mais amplo na Rua da Cidadania, o público pode participar de palestras, oficinas, sala de cinema, teatro, contação de história, apresentação de grupos, lançamento e venda de livros. As atividades acontecem simultaneamente na Rua da Cidadania, no Cine Café Italiano e na Casa do Bosque.


Ana Paula Schreider/Hoje Centro Sul

A secretária municipal de Educação, Cláudia Maria Petchak Zanlorenzi, parabeniza toda a equipe que ajudou na organização e destaca a importância do evento. “Hoje Irati está tendo a oportunidade de ser fiel, fiel na cultura, fiel na literatura, fiel na leitura e que nunca morra essa fidelidade. Que a Fiel seja fiel mesmo e nunca acabe, que continue a fidelidade pelo conhecimento, que não sejam só três dias e que nós estejamos sempre atrás desse conhecimento”, expôs a secretária.


Ana Paula Schreider/Hoje Centro Sul

A Fiel teve início há cerca de 40 anos, na praça em frente à Igreja São Miguel. A Feira teve várias edições, passou por algumas dificuldades e foi realizada em diferentes locais, como o Clube Polonês e o Centro Cultural do Clube do Comércio. A então secretária municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico, Claudete Basen, destaca a importância da realização da Feira na Rua da Cidadania e o trabalho realizado para a preparação do evento.


 “A Fiel está retornando para o seu espaço de origem que é o espaço público, uma Rua da Cidadania, a Fiel é uma construção de cidadania porque nenhum evento aqui foi escolhido separadamente, foram reuniões e reuniões para fazer essa programação e todos os parceiros participaram. Esse evento é democrático e se hoje é sucesso é porque ele foi compartilhado desde o início”, diz.

Sobre a inauguração da Rua da Cidadania, Claudete reforça o objetivo da criação desse espaço. “Agora nós temos um espaço para encontro, que hoje se faz pelo Facebook, Tinder, Badoo, mas nós precisamos de um espaço concreto onde as pessoas possam conversar olhando nos olhos, podemos fazer uma roda de chimarrão, de violão, discutir política, a rua é nossa”, ressalta.

A inauguração da Rua aconteceu em grande estilo. A primeira apresentação no espaço foi realizada pela banda iratiense RadioRadar que participou do programa Superstar, da Rede Globo.

Vitor Martim, vocalista da banda, afirma que Irati estava precisando de um espaço como a Rua da Cidadania. “Que bom que a rua tenha sido inaugurada com música e que esse espaço seja utilizado para essa finalidade, música, arte, entretenimento, espero que o público de Irati consiga tirar proveito e mostrar essa arte, porque esse espaço foi feito para todos nós iratienses”, relata o vocalista.

Para a execução da obra na Rua da Cidadania, foram investidos R$180.682,28, totalizando 1960m² em quatro meses de trabalho. O prefeito Odilon explica que, apesar da entrega, apenas a primeira etapa da obra foi concluída. “Fizemos um processo acelerado e cumprimos, conforme havíamos prometido, mas ainda existe a etapa de construção de quiosques e colocação de bancos e lixeiras”, conclui.

Ana Paula Schreider/Hoje Centro Sul