CMEI Clari Gomes Pedro tem unidade entregue


Em um sábado ensolarado em Irati, a comunidade da Vila São João pode acompanhar a cerimônia de entrega das reformas do CMEI Clari Gomes Pedro, com aproximadamente R$26.000 de investimento com recursos próprios a Prefeitura Municipal de Irati, através da Secretaria de Educação, com o apoio de toda a comunidade escolar pode entregar o Centro Municipal de Educação todo reformado.
Tudo teve início em 2013, quando a Secretária Municipal de Educação, Claudia Maria Petchak Zanlorenzi reuniu-se com as coordenadoras para saber quais eram as principais necessidades que os CMEI’s do município careciam e o que poderia ser feito para deixar cada vez mais qualificado e agradável para os alunos e professores.
Um dos CMEI’s que mais necessitavam de reforma era o Clari Gomes Pedro, da Vila São João, que depois de vários meses de trabalho, teve o ambiente entregue no último sábado, 23, com a presença dos secretários municipais, do Prefeito Municipal de Irati, Odilon Burgath, do vereador Antonio Celso de Souza e de toda a comunidade escolar. Foram gastos nos reparos aproximadamente 26 mil reais, com recursos próprios da Prefeitura Municipal de Irati, sendo que foram arrumadas as grades que cercam o espaço do CMEI, a troca das calhas, beiral e a pintura.

O CMEI possui atualmente 55 alunos, com duas turmas de Maternal II (crianças de 2 a 3 anos e 11 meses), e duas turmas de Pré Escolar (crianças de 4 anos), além de 5 educadoras, 2 estagiárias, uma merendeira e uma funcionária que realiza os serviços gerais. O Prefeito Municipal de Irati, Odilon Burgath, fala sobre a importância dessa entrega para o município e para toda a comunidade da Vila São João. “Há muitos anos o CMEI Clari Gomes Pedro necessitava de reformas e com o auxílio da comunidade, através de recursos próprios da prefeitura, fizemos uma obra muito importante, que contempla a troca de calhas, reforma de beirais e pintura. Além disso, realizamos a entrega de carteiras novas para nossas crianças, mesa para professor e uniformes escolares. Portanto é uma grande conquista podermos honrar o nosso compromisso em dar uma educação de qualidade para os Iratienses, visto que Irati tem o maior índice do IDEB do sul do Paraná, sendo um dos maiores do estado e com ótimo conceito no Brasil”, relata Odilon.
O vereador Antonio Celso de Souza fala da importância da interação entre executivo e legislativo para que o município de Irati saia fortalecido. “Todos os projetos que passam na câmara principalmente, sobre a educação, saúde e geração de empregos temos um cuidado especial, temos outros projetos, mas temos um cuidado especial com essas três pontas básicas para o município”, relata Antonio Celso de Souza.

A instituição é dirigida pela coordenadora Ariane Fátima Rodrigues. Segundo ela, a precariedade do local preocupava, tanto na estrutura como na segurança do Centro, onde roubos seguidamente aconteciam. “Quando assumi a coordenação do CMEI, percebi o quanto tínhamos que fazer para que pudéssemos chegar a oferecer um ambiente seguro e agradável a nossos alunos. Logo no primeiro ano, passamos por momentos difíceis na instituição. Roubos aconteciam, pois não tínhamos segurança, nem grades em volta do CMEI, apenas uma tela danificada e enferrujada. Também sofríamos com alagamentos, pois as calhas estavam muito velhas e comprometidas e não suportavam longas chuvas, tudo isso muito me preocupava. Desta forma, apresentamos as dificuldades para a Secretaria Claudia, e ela repassou ao Prefeito Odilon, a partir de um cronograma as reformas começaram a ocorrer”, relata Ariane.

O CMEI Clari Gomes Pedro atende crianças de vários bairros de Irati, dentre eles Vila Matilde, Joaquim Zarpellon, Fernando Gomes e outros das redondezas. A Secretária Municipal de Educação, Claudia Maria Petchak Zanlorenzi, fala da importância do local estar adequado e apto para os alunos, professores e funcionários estudarem e trabalharem em um ambiente digno. “Esta reforma foi um trabalho de equipe, tanto da Prefeitura Municipal, da Secretaria de Educação e o CMEI, com o objetivo de proporcionar um local adequado aos alunos e aos funcionários. Muito mais que aparência, a reforma demonstrou que juntos podemos fazer a diferença”, fala Claudia.

Secom Prefeitura de Irati