Circuito Cultural Sesi traz a peça “Dona Macbeth” para Irati

O Circuito Cultural Sesi percorre todo o Paraná levando espetáculos culturais ligados à Artes Cênicas ou Música para diversas cidades e tem a proposta de oportunizar acesso ao bem cultural aos trabalhadores da indústria, seus dependentes e comunidade local. No dia 28 de maio, quinta-feira, o espetáculo “Dona Macbeth” será apresentado em Irati, às 20h, no Centro Administrativo Municipal (CAM), com entrada franca e classificação indicativa de 16 anos.

Assessoria

Também no dia 28, às 15h, o grupo de teatro do espetáculo "Dona Macbeth" faz um bate-papo em Irati. A intenção do encontro, que acontece no Centro Cultural Clube do Comércio, é promover uma troca de ideias sobre a produção cultural no Estado e como a peça contribui para este aspecto.

O espetáculo
Produzido pela Cia. Nossa Senhora do Teatro Contemporâneo, “Dona Macbeth” conta com direção e roteiro de Rafael Camargo. O dramaturgo paranaense aborda os sentimentos mais profundos do ser humano através de quatro atores vestidos de forma indefinida, e que apresentam emoções desvendando as neuroses e fracassos do homem.

A concepção do roteiro surgiu através de contos sobre a tragédia humana do cotidiano ao lado da profundidade de MacBeth, de Shakespeare, que consegue ser atual mesmo que sua versão original seja de 1623. “As questões na obra de Shakespeare são humanas e sempre contemporâneas, que nos provocam a refletir, percebendo que a vida pode ser um simples viver, e até mesmo uma grande tragédia”, explica Bia Reiner, produtora do espetáculo.

Um dos grandes feitos de “Dona Macbeth”, segundo Bia, é como o texto de Camargo consegue atingir o espectador independente de sua localização e realidade. “A peça causa um certo impacto à estética da indecisão, à contenção dos gestos. Essa atmosfera [da contenção] gera quase um tempo paralelo e uma realidade alterada, provocando de forma contundente o público”, detalha.

Com a questão humana em evidência, o espetáculo é trabalhado individualmente. “As imagens refletidas ficam mais claras, pois são construídas por quem vê e não por quem executa [os atores]. Cada história em cena se torna bem pessoal”, finaliza Bia. “Dona MacBeth” já passou por Curitiba, Antonina e Rio de Janeiro. Além de percorrer seis cidades dos Campos Gerais, o Circuito Cultural Sesi apresentou a peça em outras cidades da Região Metropolitana de Curitiba no mês de maio.

Da Redação/Hoje Centro Sul com informações da assessoria