Plano de Contingência de Irati é assinado na Câmara Municipal nesta quinta-feira

Na manhã desta quinta-feira, 18, foi assinado o Plano de Contingência Municipal de Proteção e Defesa Civil de Irati. O plano estabelece diretrizes para ações de resposta a desastres envolvendo deslizamentos, alagamentos, inundações, enxurradas, granizos, vendavais e tempestades.

Secom Prefeitura de Irati
O Plano de Contingência de Proteção Municipal e Defesa Civil (Plancon) foi elaborado e aprovado pelos órgãos instituições integrantes do sistema municipal de Defesa Civil de Irati, os quais assumem o compromisso de atuar de acordo com a competência que lhes é conferida, bem como, realizar as ações para a criação e manutenção das condições necessárias ao desempenho das atividades e responsabilidades previstas neste plano.

Com esse plano em execução, o município fica ainda mais preparado para situações emergenciais. O Prefeito em exercício do município de Irati, Oscar Renato Berger, fala um pouco da importância dessa organização para a cidade. “Em junho deste ano tivemos a maior catástrofe natural do nosso município, mas graças ao trabalho em conjunto da nossa população e dos órgãos responsáveis, não tivemos nenhum óbito aqui em Irati. A Defesa Civil de nossa cidade, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Guarda Municipal trabalharam arduamente para que não tivéssemos danos ainda maiores. E esse plano vem a somar.” relata Berger.

O Plancon é um apanhado de todos os recursos necessários para que na hora em que o acidente esteja acontecendo, os responsáveis por cada segmento do plano, possam ser acionados com eficiência. A coordenadora da Defesa Civil, Rozenilda Romaniw Barbara, explica como funciona o Plano de Contingência. “Ele é um apanhado de todos os recursos necessários, para que rapidamente a pessoa responsável possa ajudar a população. Ele não deixa de ser um banco de dados para ter informações que precisamos no momento de urgência. Ele não é fechado, a qualquer momento podemos adicionar ou retirar uma informação do plano, assim asseguramos sua melhoria contínua,” explica Rozenilda.

O Plano de Contingência vem a contemplar a Lei Federal que prevê que o município faça o plano de sua cidade. O Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros Wilson José Schirlo Mayer, fala um pouco da importância da elaboração do plano pelo próprio gestor municipal. “Essa lei é para que o gestor conheça a necessidade de sua comunidade, no caso de um deslizamento, alagamento, chuva de granizo, etc. Esse plano é constituído em cinco etapas: Cadastramento de abrigos, área de riscos, recursos, salvamento e por fim o Plano de Contingência. Ele serve para que quando houver uma catástrofe o munício esteja preparado para atender a população.” explica o Tenente Coronel.


O Capitão do Corpo de Bombeiros de Irati, Elcio José Meira, conta sobre o objetivo principal do plano, que é a organização da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil. “Nós vimos como é necessário que os órgãos públicos se organizem para darmos resposta para a população, nesse sentido é que vem o Plano de Contingência para que se faça a organização de todas as pessoas que compõem a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e também das entidades estaduais que vão fazer o atendimento, como o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar. Portanto, tudo isso é descrito para que no momento do desastre possamos fazer o atendimento com agilidade para a população. “, conclui Meira.


Secom Prefeitura de Irati