Consórcio Intermunicipal de Saúde ganha três novos ônibus

No último dia 03, o Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS) recebeu três novos ônibus para compor sua frota. O benefício é uma doação do Programa ‘Saúde para todo o Paraná’, que adquiriu 90 novos ônibus para concessão em todo Estado. O valor individual de cada veículo foi de R$280 mil.

O  secretário de Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto, realizou a entrega das chaves dos novos ônibus em Irati. O secretário afirma que a doação para o CIS da região é de extrema importância. “Isso é muito importante para fortalecer e melhorar a saúde, para atender com qualidade as pessoas que necessitam desse atendimento. A situação da saúde melhorou muito aqui na região, mas ainda há muito a ser feito”. Ele também explicou quais serão os benefícios do novo veículo. “Os ônibus possuem plataforma para cadeirante, geladeira, ar-condicionado, TV e DVD, 27 lugares, com bancos preferenciais para idosos, espaço para cadeiras de rodas. Tudo isso para fortalecer o transporte eletivo. Ainda é necessário, principalmente os municípios menores, trazerem pessoas até Irati e outros centros para consultar ou realizar cirurgias. Quando isso acontecer, que se faça com segurança, qualidade e a dignidade que as pessoas merecem”.

O presidente do CIS e prefeito do município de Imbituva, Bertoldo Rover (PSD), destacou o trabalho realizado pelo Consórcio e a importância da doação dos novos ônibus. “Hoje está sendo entregue um bem, não para Irati, não para Imbituva, mas sim para as mais de três mil pessoas que procuram assistência no Consórcio de Saúde. Que bela ideia que se teve em montar o Consórcio de Saúde, que beneficia várias áreas, inclusive a odontologia. São mais de 50 profissionais que estão ali trabalhando em prol do bem-estar das mais de 230 mil pessoas que fazem parte da região abrangida pela Amcespar”, completa.

A moradora da área rural de Imbituva, Odete dos Santos, conta que utiliza o transporte fornecido pela Prefeitura para consultar em Irati. “Nós viajamos de carro até o centro de Imbituva e lá pegamos o ônibus para vir para Irati. Quando minha mãe vem, temos que nos deslocar de carro, porque ela tem desgaste no joelho e, por isso, não pode andar direito”, explica. Segundo ela, com os novos ônibus, a situação irá mudar, pois trará maior conforto e segurança para os usuários. “Eu acho que vai melhorar bastante, porque vai ser mais confortável pra gente andar, vai ter mais espaço e terá mais ônibus. Às vezes, tínhamos que ir em um ônibus pela manhã e voltávamos só a noite, o que era ruim”, finaliza.



Kyene Becker