Unidades de Saúde em Irati recebem novas câmaras de refrigeração de vacinas

Na manhã desta quarta-feira, 6, o Prefeito Municipal de Irati, Odilon Burgath, esteve presente na Unidade Básica de Saúde, Adhemar Vieira de Araújo, para fazer a entrega simbólica de quatro câmeras horizontais para conservação de imunobiológicos, que serão utilizados para a refrigeração de vacinas nos postos de saúde do município.

 
@ Secom Prefeitura de Irati
As câmaras têm um valor total de R$64.000,00, sendo que o valor unitário de cada uma é de R$16.000,00. Os equipamentos vêm através de um recurso do Ministério da Saúde, do bloco de vigilância e saúde. Com os novos materiais de refrigeração, as Unidades Básicas de Saúde terão ganho, principalmente na conservação das vacinas. Pelo fato, de a câmara ser horizontal, não há grande perda de temperatura, conservando assim por muito mais tempo as vacinas. Além disso, os novos equipamentos têm um sistema de conservação de temperatura, mesmo em caso de falta de energia elétrica por até 48 horas, elas continuam refrigeradas. 

As quatro câmaras atenderão as Unidades Básicas de Saúde da Vila São João, Rio Bonito, Lagoa e a unidade Adhemar Vieira de Araújo. As comunidades foram escolhidas por atender uma grande demanda de pacientes de Irati. Além dos equipamentos de refrigeração, a prefeitura tem investido, na renovação dos equipamentos utilizados pela Secretaria Municipal de Saúde. “A entrega das câmaras de vacina, demonstram a preocupação da prefeitura de Irati, em estar renovando os seus equipamentos. Estamos fazendo investimentos importantes desde 2013, como por exemplo, compra de novos colchões para o PA, monitores cardíacos, cadeiras odontológicas, uniformes para os funcionários, equipamentos para a fisioterapia, e agora também na parte da conservação de vacinas. São quatro câmaras de grande porte para atender as quatro maiores UBS, da zona urbana de Irati, então é todo um avanço, todo um processo que a prefeitura tem feito para melhorar as condições de saúde, e tendo equipamentos novos, veículos novos, podemos dar maior qualidade no nosso serviço prestado a população”, explica Odilon.

As câmaras de refrigeração que estão sendo substituídas serão encaminhadas para os postos de Pinho de Baixo, Gonçalves Junior e Guamirim. O Secretário Municipal de Saúde, Anderson Sprada, ressalta a importância dos novos equipamentos para a população Iratiense. “É um grande ganho das Unidades Básicas de Saúde, para o município de Irati, e também pra toda a população, que vai ter a certeza que irá receber uma vacina apropriada, adequada e condicionada de maneira correta”, relata Anderson.

As novas câmaras de refrigeração contêm uma maior capacidade de armazenamento, possibilitando assim que mais pacientes sejam atendidos com a vacinação. “Com isso temos a garantia da vacina, de não ocorrer a perda por oscilação de temperatura. Condicionando um número maior de vacinas, e evitando assim que a população venha a procurar essa vacina e que ela esteja em falta, ” conclui a enfermeira da Unidade Básica de Saúde, Adhemar Vieira de Araújo, Luciane da Luz Correia.

Secom Prefeitura de Irati