Preparativos para o desfile de 7 de setembro estão ocorrendo em Irati

Neste ano o desfile de 7 de setembro terá um número maior de instituições participantes. Serão  cinco fanfarras, enquanto no ano passado eram só duas, é o conta diz Claudia Maria Petchak Zanlorenzi, professora, doutora em Educação e secretária municipal de Educação.



A organização do evento está sendo feita pela Secretaria Municipal de Educação, Núcleo Regional de Ensino, Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico, Secretaria de Comunicação, Secretaria de Obras, Secretaria da Fazenda, gabinete do prefeito, Guarda Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

De acordo com Claudia, após as inscrições, que se encerram dia 08 de agosto, serão reunidos todos os participantes inscritos para uma reunião geral, na qual será apresentado um croqui com os locais de concentração e demais detalhes. Também a Guarda Municipal está fazendo ensaios de marcha com os alunos nas escolas municipais.

“Prezamos por um desfile cívico simples, mas marcante. Nosso objetivo com o desfile é desenvolver o sentimento de pertença a uma nação em todos os momentos, mas não apenas em datas comemorativas ou em jogos de copa do mundo, apesar do 7 de setembro ser uma data comemorativa específica, comemorada muitas vezes sem a real reflexão, como, o que estamos fazendo coletivamente em prol do país? O desfile de 7 de setembro é uma parada cívica para realmente refletirmos que país queremos deixar para nossas crianças que estão marchando pela rua e que em breve deverão estar trabalhando e contribuindo com o desenvolvimento. Como já falei sobre a importância desse evento, é o sentimento de pertença, de que todos fazem parte de uma mesma nação e que as ações coletivas fazem parte de uma totalidade. É um momento de exemplo para nossos alunos de respeito, bem como de comemoração de fazer parte da história do nosso país”, comenta Claudia.

Claudia conta que as escolas sempre são animadas com os eventos, porém neste evento específico, principalmente por ter esse objetivo, sem competição, sem ser algo cansativo e sim um momento em especial para os alunos viverem o sentimento de pertença. “No ano passado, muitas pessoas elogiaram o desfile por não ser demorado, uma vez se tratando de participação de crianças. Também as escolas participaram sem obrigação, muito menos com a exigência de alegorias, o que incita a competição”, diz Claudia.

Claudia conta que já foi realizada uma reunião para combinar o evento e dividir as funções, conforme um check list. “Já reunimos as diretoras das escolas municipais e centros municipais de educação infantil para fazer o convite, bem como já foram enviados ofícios para instituições com o convite e a ficha de inscrição”, explica.



O diretor do Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira, José Agnaldo Rodrigues, comenta que recebeu convite da Prefeitura Municipal de Irati, onde a escola foi convidada para participar desfile, porém há um agravante na questão de transporte para os alunos, pois segundo ele, a prefeitura não vai fornecer condução para os estudantes. “Vamos conversar com toda equipe do colégio, para analisarmos a possibilidade de nós participarmos do desfile. Mas, a nossa vontade é grande, pois é um evento muito importante. Porém nós temos um agravante, pois a prefeitura não vai fornecer ônibus. Nós temos em torno de 1.300 alunos e vamos supor que mil alunos queiram desfilar, como é que eu vou levar eles? Os alunos do ensino médio vão por conta própria, porém os alunos do ensino fundamental não, e sempre é eles que querem ir, e muitas vezes o pai não tem condições de estar levando seus filhos. Nós queremos participar, mas nós precisamos dessa mão de obra”, explica José.
José diz que esse tipo de evento é muito importante por causa do civismo: “cantar o hino nacional e ser patriota  parece que perdeu um pouco o sentido com o tempo, esses atos de civismo  são um resgate da nossa identidade, do brasileiro. Estamos precisando realizar e prestigiar mais atos cívicos, para defender nossa pátria”, finaliza.

De acordo com nota da assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Irati, em reunião inicial da comissão de organização do desfile de 7 de setembro, no qual participam a  Secretaria Municipal de Educação e o Núcleo Estadual de Ensino entre outras secretarias, foi acordado que o transporte será disponibilizado para as crianças das comunidades do interior, tanto estaduais, quanto municipais e para as crianças menores.

Os alunos dos centros municipais de educação infantil, para maior segurança, deverão ser levados pelos pais. Vale ressaltar que isso foi acordado em uma reunião inicial e que as inscrições para o desfile ainda estão abertas até dia 08 de agosto. Até as 11 horas da manhã da terça-feira (05) a Secretaria Municipal de Educação não havia recebido a inscrição da Escola Estadual Antônio Xavier da Silveira, bem como a solicitação de ônibus.

Já a diretora Claudia Ruppel Jatzek, da Escola Municipal Padre Wenceslau – Educação Infantil e Ensino Fundamental - confirma que a Prefeitura Municipal de Irati disponibilizou um ônibus para locomoção das crianças até o desfile. Porém, apenas 40 adolescentes do turno matutino vão participar que é o número máximo de pessoas que o veículo suporta.

Claudia comenta que as crianças do período vespertino farão um desfile somente em volta da escola, para não deixarem de também participar, porém com um evento mais simples.

Ela fala um pouco sobre a importância do desfile para os alunos: “os alunos precisam perceber que Brasil não é só Copa, então é preciso despertar neles essa parte de patriotismo. Durante a semana nós fazemos eventos aqui na escola. Todo dia da semana tem um hino que nós cantamos com todos os alunos, ajudando a despertar essa parte neles”, enfatiza.


Thaís Siqueira/Hoje Centro Sul

Fotos: Arquivo e Thaís Siqueira/Hoje Centro Sul