Moradores da Avenida Getúlio Vargas reclamam de ponte que tem estrutura comprometida

Os moradores da Avenida Getúlio Vargas estão reivindicando melhorias na ponte que passa pela rua e está com a estrutura comprometida, devido a enchente de junho.

Eles alegam que a enxurrada retirou alguns blocos de concreto, que, agora, atrapalham a vazão de água e trazem risco de desabamento da ponte.

O morador Sandro José Henich explica que todos estão assustados com a possibilidade da ponte cair e gerar uma nova inundação no local.

“Vendo que a própria ponte está desmoronando, atrapalhando a vazão da água e tendo a possibilidade de cair e ocorrer um novo alagamento, queremos que a prefeitura, pelo menos, olhe o caso e veja como está a situação. Se acontecer uma enchente de novo, pelo menos alguém estará ciente e possa se responsabilizar pelo acontecimento”, afirma.

Segundo ele, caso isso aconteça, o nível do rio pode aumentar e trazer prejuízos não só para os moradores da Avenida, mas também para o centro da cidade.

“Se a ponte cair, a água vai ter que passar por cima dela. O nível do rio vai aumentar e pode acontecer outra tragédia. Nós temos medo que isso aconteça. Isso já ocorreu em outro lugar, onde a água represou e quando a estrutura não aguentou mais, toda a água desceu e inundou nosso bairro. Se isso acontecer aqui, o centro da cidade também será atingido”.

Sandro afirma que a maior preocupação dos moradores é com a pequena vazão de água. Segundo ele, uma dragagem no rio não surtirá efeito, caso o problema não seja resolvido. “Se a ponte não tiver condições de suportar a vazão da água, não adianta o leito do rio ser grande e profundo, sendo que, na ponte, toda a água é represada”, explica.

Sandro explica que a situação está piorando, devido ao intenso movimento de caminhões de grande porte nas proximidades.

“A Avenida Getúlio Vargas passa por cima dessa ponte. Geralmente, alguns caminhões de grande porte, que trazem madeira, param exatamente em cima dessa ponte que está precária. Então, isso também pode trazer problemas ainda maiores”, diz.

Integrantes a Prefeitura Municipal de Irati estiveram no local na terça-feira (26) e constataram a existência do problema.

Eles informaram que engenheiros da equipe técnica da Secretaria Municipal de Obras farão uma avaliação minuciosa da estrutura da ponte nesta semana e divulgarão as medidas a serem tomadas.


Kyene Becker