Inácio Martins tem diversas obras e projetos em andamento

O município de Inácio Martins está recebendo reformas e melhorias nas mais diversas áreas. Da construção de casas populares até o início de obras de pavimentação, o prefeito Marino Kutianski explica que a administração está conseguindo realizar os projetos esperados. “Para nossa administração, de apenas sete meses, esse já é um sonho realizado. Estamos conseguindo fazer aquilo que esperávamos”, afirma.


O prefeito destaca o início das obras do projeto das 40 casas populares, que estava paralisado, devido a um problema com a empreiteira. “Isso vem se arrastando há mais de três anos. E agora a gente conseguiu ajeitar a situação. Nós estávamos com um problema com a empreiteira, que fechou o contrato, mas não veio executar as obras. Agora, nós conseguimos mudar a empreiteira e ela já iniciou as obras das 40 casas. Estamos animados, porque agora as coisas estão andando conforme o esperado”, completa Marino Kutianski.

Ele ressalta que essa é uma conquista para a população de Inácio Martins, pois o déficit de moradia no município é grande. “Hoje nós temos 500 inscrições para casas populares. Desde 1992 não era construída uma casa popular no município. Eles precisam dessas casas”, diz. Marino também anunciou o início das obras de construção da nova sede da APAE e a abertura do edital de licitação que será usado para a aquisição de um ônibus adaptado para os alunos. “Isso só vem acrescentar mais qualidade de vida para eles. São alunos que precisam e merecem muito”.

Educação e saúde

Na área da educação, o prefeito falou sobre o projeto da construção da supercreche. “Nós tivemos um comunicado do FNDE, que aprovou a construção desse projeto. Estamos apenas aguardando os procedimentos legais para que a gente consiga nos próximos meses dar início a essa obra da supercreche. O custo final da obra será maior do que R$1.200,000,00”, informa.
No setor de saúde, reformas e construções de novas unidades básicas de saúde foram discutidas.
A mais recente construção atende a comunidade rural de Santa Rita, que está situada a 25km do centro de Inácio Martins. “Com a construção dessa unidade, conseguiremos descentralizar a saúde. O nosso plano é garantir um atendimento melhor à população do interior. Também reformaremos o posto central e dois minipostos do interior”, completa. Outra conquista é a unidade de saúde de Rio Claro que está em fase final de construção e deverá ser entregue para a comunidade nas próximas semanas.

Infraestrutura

O prefeito destaca que as obras de saneamento e esgoto continuam sendo desenvolvidas. Segundo ele, a obra irá atingir 85% da população e trazer melhorias em vários âmbitos da cidade.
“O projeto está em andamento e terá cerca de 11 mil metros quadrados. Esse projeto está gerando um pouco de transtorno, porque toda obra de saneamento básico gera um pouco isso. Saneamento básico é sinal de uma saúde melhor e também melhorias do meio ambiente”, afirma.

O município está pleiteando uma verba de R$2.500,000,00 para reformas e melhorias na pavimentação. Segundo o prefeito, a verba deve ser liberada até o final deste ano. “Está tudo andando e, provavelmente, até o final do ano teremos novidades. Estamos trabalhando incansavelmente me prol de melhorias para o município”, finaliza.

Texto Kyene Becker/Hoje Centro Sul
Fotos: Leticia Torres/ Hoje Centro Sul