Encontro para discutir projetos de fruticultura reuniu produtores rurais

O objetivo principal do encontro foi aprimorar as informações sobre técnicas de produção e manejo de pomares, além de discutir a comercialização

Aconteceu em Rio Azul um encontro promovido pela Secretaria de Agricultura e Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), envolvendo agricultores e seus familiares para tratar sobre projetos de fruticultura do município.

@Assessoria/PMRA
O evento foi tanto de aprimoramento técnico quanto de discussão de oportunidades de diversificação das atividades agropecuárias em Rio Azul. Foi realizado neste mês ,  julho, como parte de um Programa de Diversificação Agropecuária, tendo como promotores o Município de Rio Azul, através da sua Secretaria de Agricultura e a Emater-PR, e contou com a participação de 48 produtores, alguns iniciantes e outros mais experientes na atividade de fruticultura.

De acordo com o agrônomo Ângelo Ulbrich, da Secretaria de Agricultura de Rio Azul, o objetivo principal do encontro foi aprimorar as informações sobre técnicas de produção e manejo de pomares, além de discutir a comercialização, que é o maior entrave, causador de insegurança no setor.
“Ocorre que atualmente há carência na oferta de frutas inclusive para atendimento aos programas institucionais PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) não somente em Rio Azul, mas em diversos outros municípios, alguns sem área rural disponível para plantio, o que se torna uma grande oportunidade de colocação da produção”, explica.

Ângelo comenta que para o apoio a esta atividade, o Município de Rio Azul conta com recursos destinados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). “São na ordem de R$ 122.880,00, sendo R$ 2.880,00 contrapartida financeira do Município. Recursos estes que estão destinados a aquisição de mudas frutíferas de caqui, pêssego, ameixa, kiwi, uva e morango, e fertilizantes para adubação dos pomares", afirma o agrônomo. E acrescenta que outro apoio foi "a destinação do calcário adquirido com recursos do Governo do Estado do Paraná aos produtores envolvidos em atividades de diversificação, não somente fruticultura, mas também produtores de leite e horticultores”.

O trabalho de capacitação e orientação técnica é feito pela Secretaria de Agricultura e Emater, que vêm desenvolvendo ações em parceria com os produtores para fortalecer as propriedades rurais e, consequentemente, a economia do Município.  Ainda para a capacitação dos produtores, está programado um treinamento sobre poda e plantio para o próximo dia 13 de agosto, na comunidade de Rio Vinagre.

Segundo Ângelo Ulbrich, Rio Azul conta hoje com aproximadamente 10 hectares de fruticultura, o que ele acredita que é pouco.  “O propósito é ao menos dobrar esta área com intenção atender ao menos o mercado local e talvez futuramente despertar alguns produtores para a comercialização externa”, finaliza.




Por Thaís Siqueira/ Hoje Centro Sul