8ª Cia da PM de Irati tem novo comandante

Capitão Jean Rafael Puchetti Ferreira


Capitão Jean Rafael Puchetti Ferreira substitui o Major Renato dos Santos Taborda, que foi transferido para Ponta Grossa



A 8ª Companhia Independente da Polícia Militar de Irati tem um novo comandante a partir desta quinta-feira, 21. Quem assume o posto deixado pelo Major Renato dos Santos Taborda é o Capitão Jean Rafael Puchetti Ferreira.

Procurado para falar sobre a troca de Comando na 8ª Cia, o Major Taborda disse que ainda não foi informado sobre as razões da mudança. Ele afirmou que está de férias e deve retornar as atividades na corporação dentro de 40 dias. Taborda também comentou que foi informado que deverá se reapresentar em Ponta Grossa. O Major ainda relatou que irá acatar as ordens do Comando Geral da PM do Paraná.

Durante o período de licença da corporação, Taborda foi substituído interinamente pelo capitão Jackson Aquiles Busnello, que assumiu o Comando da 8ª Cia, no fim do mês de julho.

Em visita ao município de Irati, onde participou da solenidade de entrega de um novo caminhão para o Corpo de Bombeiros, nesta quinta-feira, 21, o Secretário de Estado da Segurança Pública, Leon Grupenmacher, avaliou como normal a troca de Comando na 8ª Cia. “São trocas normais, nós teremos agora o aumento, a próxima classificação de oficiais da Polícia Militar. São trocas normais como ocorre o tempo todo, em todo o Estado do Paraná”, simplificou Leon, sem dar maiores detalhes sobre a saída de Taborda, que foi transferido para Ponta Grossa.

Em entrevista coletiva, o subcomandante da Polícia Militar do Paraná, Coronel Péricles de Matos, também disse que as trocas de comando estão acontecendo em todo o Estado. “Nós tivemos recentemente a aposentadoria de dois Coronéis, esses dois Coronéis abrem as vagas, são promovidos os Tenentes Coronéis para Coronel, o Major para Tenente Coronel, Capitão para Major, e assim sucessivamente”, explicou.

Péricles citou o seu nome como exemplo ao lembrar que a rotatividade é normal em organizações policiais. Ele afirmou que comandou a Polícia Militar em Guarapuava por três anos, depois permaneceu um ano e meio à frente da corporação em Toledo, além de chefiar grupos especiais em Curitiba.

“É normal essas questões de troca de comando devido às acomodações que ocorrem na estrutura da PM. Nós somos em 23 mil homens, nós estamos em formação de mais de 2.300 recrutas. Eles precisam ser acomodados, essas alterações de comando são normais a partir do próprio processo interno de reestruturação”, avaliou.

Trabalho de Taborda em Irati

Major Renato dos Santos Taborda
Taborda assumiu o comando da então 2ª Companhia da PM (atualmente 8ª Cia) em março de 2008 quando era Capitão. Em 2011, ele foi promovido para o cargo de Major. Taborda participou diretamente do processo de implantação da 8ª Companhia da PM, que se tornou uma realidade em 2010. O aumento do efetivo, de veículos e a liberdade de atuação com a desvinculação à Polícia Militar de Ponta Grossa, proporcionaram a diminuição dos casos de violência na cidade.

Atualmente, mais de 150 policiais integram o efetivo da 8ª Cia e são responsáveis pela segurança nos municípios de Irati, Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Ipiranga, Ivaí, Rebouças, Rio Azul, e Teixeira Soares.

No dia 4 de julho de 2012, Taborda recebeu o título de Cidadão Honorário de Irati, em sessão solene na Câmara de Vereadores. Na oportunidade, o Major relatou que a premiação era uma forma de valorizar a harmonia entre os vários segmentos da sociedade iratiense.

“É um título que eu divido com todos os policiais. Uma premiação que reflete no Major Taborda, mas que é de todos os policiais e a comunidade. Todos os segmentos que querem uma Irati segura para viver da melhor maneira possível”, comentou na ocasião. 


Texto: Rodrigo Zub, com reportagem de Paulo Henrique Sava/ Najuá

Foto: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro Sul