3o Torneio de Tiro marca o início das comemorações dos 160 anos da Polícia Militar

3o Torneio de Tiro marca o início das comemorações dos 160 anos da Polícia Militar


Neste dia 31, à tarde, o 3o Torneio de Tiro da Polícia Militar reuniu mais de oitenta participantes. O evento, que é parte das comemorações dos 160 anos da Polícia Militar, ocorreu na pedreira da localidade rural de Mato Queimado, próximo ao Distrito de Gonçalves Júnior. Políticos, empresários e profissionais da imprensa de toda região Centro Sul marcaram presença no evento e puderam conhecer as armas utilizadas pelos policiais e algumas técnicas básicas de tiro.
A coordenação do Torneio de Tiro foi do Tenente Crevelin que, pacientemente, explicou aos participantes como agir com segurança ao portar uma arma de fogo e quais os procedimentos técnicos para acertar um alvo.
Inicialmente, para que os civis tivessem o primeiro contato com o armamento (considerando que alguns nunca haviam atirado), todos tiveram a oportunidade de realizar dez disparos. Os participantes se posicionaram diante dos alvos, municiaram as pistolas e praticaram o tiro ao alvo.
Na segunda etapa, aqueles que quiseram participar da disputa do Torneio de Tiro, percorreram uma pista, com paradas determinadas, alvos e reféns.  A competição determinava pontos para aqueles que acertassem os alvos com precisão (no tórax) e desconto de pontos para quem não atingisse um alvo, ou acertasse um refém. Também foi contado o tempo que cada um precisou para percorrer a pista, ou seja, ficaram nas primeiras colocações aqueles que correram mais e foram precisos na pontaria.

Fábio Bobato acertou todos os tiros,
 mas não levou o troféu 
Muitos não se atentaram que o tempo seria marcado e assim caminharam entre um alvo e outro e não correram e, apesar de terem acertado todos ou quase todos os alvos, não conseguiram as melhores classificações. Este foi o caso do diretor do Mercado Larissa, de Imbituva, Fábio Bobato,  que acertou todos os tiros, marcou 120 pontos, mas, não levou o troféu, e do diretor do Jornal Hoje Centro Sul, Ciro Ivatiuk, que errou apenas um tiro e assim marcou 110 pontos.







Os três primeiros classificados foram: 1o lugar – José Dalazoana Neto, que fez 110 pontos e percorreu a pista em 28 segundos; 2o lugar – Maurício Marchisnki (vice-prefeito de Teixeira Soares), que fez 90 pontos e finalizou o circuito em 53 segundos; e o 3o lugar ficou para Gilson Júnior (proprietário da Brasil Net), que obteve  70 pontos  e percorreu a pista em 42 segundos.

PARTICIPANTES /CIDADE/ PONTOS/ TEMPO EM SEGUNDOS TOTAL
1 José Dalazoana Neto / IVAÍ /110 /28 3,928571
2 José Maurício Marchinski / TEIXEIRA SOARES/ 90 /53 1,698113
3 Gilson Junior/ IRATI /70/ 42 1,666667
4 IvoneiGomieiro /70/ 42/ 1,666667
5 Fábio Bobato/ IMBITUVA/ 120 /73 1,643836
6 David Grynczynski /FERNANDES P/. 85 /52 1,634615
7 Miguel Angelo /65/ 41 1,585366
8 Ademilson Pires/ TEIXEIRA SOARES/ 120 /78 1,538462
9 Ciro Ivatiuk-/ Jornal Hoje Centro-Sul/ IRATI/ 110/ 72 1,527778
10 Miguel Pontarollo /GUAMIRANGA /90 /61 1,47541



O Capitão Jakson Aquiles Busnello, que está no comando da 8a Cia Independente de Polícia Militar durante o período de licença do Major Taborda, agradeceu a participação dos empresários e políticos, e enfatizou a importância da proximidade entre a sociedade civil e a Polícia Militar.

Outros eventos festivos
Também como parte das comemorações dos 160 anos da Polícia Militar, no dia 1º de agosto haverá a abertura do concurso de redação. Sob a coordenação da tenente Gisléia, alunos do 3º ano do Ensino Médio de toda a região poderão participar. Ao final do concurso serão eleitas as três melhores redações cujos autores serão premiados.
No dia 8 de agosto, na Sede da 8ª CIPM, haverá a Solenidade alusiva à data, com inauguração da Galeria de Valores e de Heróis, bem como desfile da tropa em continência às autoridades. Também no dia 8, à noite, será realizada a missa em homenagem à PMPR, na Paróquia Perpétuo Socorro.
A Escola de Soldados, em formação aqui na cidade, participará no dia 9, sábado, e atuará na Blitz educativa que será realizada no centro de Irati.
No dia 10, domingo o tradicional passeio ciclístico, com sorteio de duas bicicletas para a comunidade participante.
No dia 29 de agosto o encerramento com a premiação do concurso de redação, na Sede da 8ª CIPM.


Texto: Letícia Torres/Hoje Centro Sul
Fotos: Ciro Ivatiuk e Letícia Torres/ Hoje Centro Sul