Moradores do bairro Pedreira reclamam de retirada de ponte improvisada

Os moradores do bairro Pedreira, em Irati, reclamam da retirada da passarela improvisada que dá acesso à uma escola municipal (fundos do Fórum Eleitoral). A ponte principal, que ligava a rua Diamante ao colégio, foi derrubada devido a força das águas da enchente, que atingiram a cidade de Irati no início de junho.

@Vagner dos Passos/Hoje Centro Sul
A moradora Maria Sloma conta que a ponte improvisada sobre o rio já foi reconstruída três vezes. “Com a enchente que deu em junho, a água levou todas as madeiras da ponte. Então, os homens daqui se reuniram, juntaram as madeiras da antiga ponte e fizeram uma passagem improvisada. Depois disso, deu outra chuva e levou a ponte improvisada. Novamente, eles se reuniram, recolheram as madeiras e fizeram tudo de novo. Daí, veio um trator com cabo de aço e tirou todas as tábuas. Eu não sei de onde o trator era, mas acho que era da prefeitura. Sei que agora foi reconstruída de novo”, explica.

O secretário de Obras e Serviços Urbanos, Luciano Menon, fala que a ponta improvisada foi retirada pela prefeitura, porque houve denúncias de moradores. “Recebemos ligações de pais de crianças e outros moradores, eles disseram que uma menina havia caído dentro do rio, tentando atravessar pela passarela. Chegamos no local e vimos que a ponte foi colocada dentro do rio e representava perigo. Os adultos até conseguiam passar por ali, mas as crianças não, não tem segurança”, afirma.
Maria diz que a passarela é importante, pois muitas crianças precisam ir para a escola sozinhas e o desvio é muito grande. “Ali as crianças vão pra aula, tem criança pequena e isso aqui é importante pra nós. Tem um desvio, mas pra fazer o desvio e chegar à escola, vai uns 3km. Tem mãe que não pode acompanhar o filho até o colégio, então eles têm que ir sozinhos. É muito mais fácil pra eles irem pela ponte”, afirma.

Menon diz que o desvio existe sim e vale a pena o esforço para chegar à escola com segurança. “Tem o desvio e vale muito mais a pena ir por ali, chegar com segurança à escola, do que se arriscar dentro do rio”, explica.

Maria afirma que outros moradores já tentaram contatar a prefeitura para resolver a situação. “Tem um senhor aqui do bairro que já foi umas duas ou três vezes na Prefeitura. Na primeira vez, eles disseram que não tinham condições de reconstruir a ponte, foi então que os moradores resolveram fazer a passarela improvisada. Na segunda vez, eles falaram que o prefeito não estava e essa semana ele vai retornar lá, pra ver o que pode ser feito”, explica. Segundo a prefeitura, o projeto para a reconstrução da ponte já está sendo viabilizado, mas ainda não há previsão para o início das obras. Segundo Menon, uma nova licitação para a compra de materiais precisa ser realizada.

Kyene Becker