Prefeito Odilon Burgath realiza entrega de ônibus em comunidade rural

Na manhã desta sexta-feira, 06, o prefeito Odilon Rogério Burgath, o vice-prefeito Oscar Renato Berger e demais autoridades municipais fizeram a entrega de um micro-ônibus novo para a Escola Rural Municipal Cerro da Ponte Alta. O novo veículo foi adquirido através do projeto do governo federal ‘Caminho da Escola’, criado em 2007, com o objetivo de renovar as frotas de ônibus escolares.

Antes da entrega da chave, os alunos realizaram apresentações em homenagem às autoridades. O prefeito Odilon Burgath relata a satisfação em entregar mais um veículo para as escolas rurais. “Hoje, a entrega pra comunidade, é um momento único. Você vê a alegria, o sorriso das crianças, então, isso nos realiza quanto administração”, conta. Ele ainda fala sobre a dificuldade em comprar novos veículos escolares para a cidade. “A gestão anterior havia mostrado um desinteresse na questão de preencher o sistema, no pedido de novos ônibus e nós conseguimos, mesmo com o sistema praticamente fechado, reverter a situação”. Além do micro-ônibus, mais dois novos ônibus de 40 lugares já foram adquiridos.

O antigo ônibus que transportava os alunos já possuía 15 anos de uso. Ambrósio Hlatiki, motorista há 27 anos, conta que com o novo ônibus, as crianças terão mais segurança e conforto. “É difícil o acesso das crianças até a escola. Vai facilitar bastante o meu trabalho e dar tranquilidade aos pais. O ônibus é próprio para a estrada rural”. A diretora Luci Longato explica que muitas comunidades serão beneficiadas com a nova aquisição. “É um carro que vai atender 6 comunidades diretamente, vai atender em médio 40/45 alunos por dia. Então, com certeza, ele vem pra somar com o nosso trabalho aqui na escola”. Segundo ela, os alunos foram os mais empolgados com a entrega do veículo. “Se nós adultos estamos emocionados, imagine as crianças, que sabem que é um ônibus que veio pra eles, que é deles”, completa.


Durante seu discurso, o vice-prefeito Oscar Renato Berger, nascido e criado em Gonçalves Júnior, comunidade do interior de Irati, falou sobre os recentes investimentos nas localidades rurais. “É uma satisfação bastante grande poder colaborar e trazer benefícios pra cá. Não deixando a cidade de lado, mas sim dando apoio que merecem as comunidades do interior”, relata. O vice-prefeito também comentou sobre as novidades do projeto de pavimentação da estrada que liga Irati a Gonçalves Júnior. “O Ministério da Agricultura aceitou estudar o projeto. Eu estou contente, porque se eles estão estudando esse projeto, é porque tem possibilidade de sair o recurso do governo federal”, completa.


Texto e fotos: Kyene Becker/Hoje Centro Sul