Município de Rio Azul também está isolado

Devido ao acúmulo de água sobre a pista nos trevos de acesso a Rio Azul, o município, assim como Irati, está isolado.
Em entrevista à equipe de jornalismo da Rádio Najuá, o prefeito de Rio Azul Silvio Paulo Girardi fez um apelo para que as pessoas não tentem transitar nos locais alagados. “Não arrisque a sua vida, não tente passar, vamos esperar baixar a água, cuidem da sua vida, que é a coisa mais preciosa que Deus nos deu”, disse Girardi.
O prefeito relatou que a equipe da Defesa Civil atuou durante toda a noite, prestando auxílio às famílias que tiveram suas casas atingidas pelas fortes chuvas. Foram disponibilizadas, pelo Poder Público, as instalações da Escola Vanda Hessel para abrigar os desalojados. Entretanto, a maioria dos rioazulenses desalojados acabou recebendo o apoio de familiares, amigos e vizinhos. “Observamos a grande bondade dos rioazulenses, as pessoas acolheram os vizinhos e todos se ajudaram na hora de necessidade”, comentou Girardi.
Neste domingo (08), a Prefeitura Municipal de Rio Azul está aberta para receber as doações de cobertores, colchões, roupas e alimentos. Foi solicitada a vinda de um caminhão-pipa para abastecer com água o hospital, o Lar dos Velhinhos e outras instituições, pois a estação de tratamento de água do município foi atingida.
Quem quiser fazer doações neste dia 08 pode ligar para 8428-2006.
Interior
A situação do interior ainda preocupa o prefeito municipal, pois, segundo ele, cerca de 70% das famílias de Rio Azul vivem no interior e ainda não foi possível verificar o que ocorreu em todas as localidades. Sabe-se que ocorreram danos em muitas pontes, bueiros e estradas rurais.
Estradas interditadas
O alto nível de água que ainda permanece sobre a pista da BR 153, próximo ao KM 363 impede a passagem de veículos. Neste local, um caminhão tombou (fora da pista), ao tentar passar na manhã deste domingo.
No trecho da BR 153, entre Rio Azul e Mallet, houve desmoronamento de barrancos sobre a pista, entre os KMs 362 e 373. Portanto, não há condições seguras para o tráfego de veículos. Inclusive, há riscos de novos desmoronamentos.

Da redação Hoje Centro Sul, com informações da Najuá