Escola de Cerro da Ponte alta recebe ônibus escolar novo



Adquirido através do Programa ‘Caminho da Escola’, do governo federal, o  veículo foi entregue para a comunidade rural pelo prefeito Odilon Burgath e pelo vice Renato Berger


Um micro-ônibus novo foi destinado pelo Município de Irati  para a Escola Rural Municipal Cerro da Ponte Alta. O novo veículo foi adquirido através do Programa ‘Caminho da Escola’, criado pelo governo federal em 2007, com o objetivo de renovar as frotas de ônibus escolares.
“A entrega para a comunidade, é um momento único. Você vê a alegria, o sorriso das crianças, então, isso nos realiza  enquanto administração”, afirmou o prefeito Odilon Burgath durante a entrega do veículo.
 
O antigo ônibus que transportava os alunos já possuía 15 anos de uso. Ambrósio Hlatiki, motorista há 27 anos, conta que com o ônibus novo, as crianças terão mais segurança e conforto. “É difícil o acesso das crianças até a escola. Vai facilitar bastante o meu trabalho e dar tranquilidade aos pais. O ônibus é próprio para a estrada rural”, afirmou Hlatiki.

A diretora Luci Longato explica que muitas comunidades serão beneficiadas com a nova aquisição. “É um carro que vai atender seis comunidades diretamente, vai atender em médio 40/45 alunos por dia. Então, com certeza, ele vem pra somar com o nosso trabalho aqui na escola”. Segundo ela, os alunos foram os mais empolgados com a entrega do veículo. “Se nós adultos estamos emocionados, imagine as crianças, que sabem que é um ônibus que veio para eles, que é deles”, completa.

O vice-prefeito Oscar Renato Berger, nascido e criado em Gonçalves Júnior, comunidade do interior de Irati, falou sobre os recentes investimentos nas localidades rurais. “É uma satisfação bastante grande poder colaborar e trazer benefícios para cá. Não deixando a cidade de lado, mas sim dando apoio que merecem as comunidades do interior”, relata.

Berger ainda aproveitou a ida à comunidade de Cerro da Ponte Alta para comentar novidades do projeto de pavimentação da estrada que liga Irati a Gonçalves Júnior, que beneficiará os moradores do Cerro. “O Ministério da Agricultura aceitou estudar o projeto. Eu estou contente, porque se eles estão estudando esse projeto, é porque tem possibilidade de sair o recurso do governo federal”, finaliza.


Texto e fotos: Kyene Becker/Hoje Centro Sul